Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65276

Compartilhe esta página

Título: A dança vivenciada de forma lúdica: uma sequência didática regional
Autor(es): SILVA, Clara Karolyne Moreira Amaral da
Palavras-chave: Dança; Sequência didática; Educação Física para crianças
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: SILVA, Clara Karolyne Moreira Amaral da. A dança vivenciada de forma lúdica: uma sequência didática regional. 2025. 31 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A dança, frequentemente tratada de forma secundária nas aulas de Educação Física ou recebida com resistência por parte dos alunos como também vista apenas para as festividades, sendo assim, demandando estratégias que favoreçam sua valorização e aceitação no ambiente escolar. Nesse sentido, propõe-se uma sequência didática que estimule o protagonismo dos estudantes e promova uma aprendizagem significativa, tornando os alunos participantes ativos do seu processo formativo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino da dança na escola, a partir de uma abordagem lúdica e fundamentada em metodologias ativas. A proposta fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Zabala (1998), Bacich e Moran (2017), entre outros, que defendem a centralidade do aluno e a construção do conhecimento a partir de experiências vivenciadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à reflexão e ao aprimoramento da prática pedagógica no ensino da dança. Espera-se, com isso, contribuir para o fortalecimento do componente dança na Educação Física escolar e o enriquecimento da atuação dos docentes nessa área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65276
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLARA KAROLYNE MOREIRA AMARAL DA SILVA.pdf348,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons