Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65289

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Eduardo Zapaterra-
dc.contributor.authorMelo, Alex Sila De Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-21T20:41:44Z-
dc.date.available2025-08-21T20:41:44Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationMelo, Alex Silva De Andrade. RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em educação física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65289-
dc.description.abstractSe tratando de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre LC e o desenvolvimento de aptidão física em escolares. Para obtenção dos dados utilizou-se a plataforma: Pubmed, buscando por descritores específicos, entre eles “((physical fitness) AND (physical literacy)) AND (physical education)”. Introduzido por Whitehead, o conceito de letramento corporal refere-se à capacidade de se mover com competência e confiança em uma variedade de contextos, combinando aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais. A pesquisa revisa a literatura científica que relaciona letramento corporal a aptidão física(AF), evidenciando seu papel na promoção da saúde. A obesidade tem causado diversos transtornos à saúde pública, principalmente pós pandemia, mesmo com os avanços da tecnologia e a maior circulação de informações sobre atividade física, o número de pessoas acometidas por essa condição continua em crescimento constante. De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS) cerca de 80% dos jovens não cumprem as recomendações atuais de, no mínimo, uma hora diária de atividade física, fator que somado a maus hábitos alimentares tendem a desenvolver doenças cardiovasculares. O LC destaca a motivação e confiança como essenciais para adoção de uma respectiva atividade física, fatores estes que podem estar diretamente relacionados a inatividade física de crianças e adolescentes. Esta revisão identificou relações positivas entre o letramento corporal e a aptidão física em crianças e adolescentes, com benefícios físicos e motivacionais. O LC mostrou-se eficaz na promoção da saúde e no enfrentamento da evasão da prática física, e como uma possibilidade viável para implementação no planejamento pedagógico da Educação Física escolar.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento corporalpt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleRELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1900811783048084pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7380875113840766pt_BR
dc.description.abstractxAs this is a qualitative literature review, the present study aims to investigate the relationship between physical literacy (PL) and the development of physical fitness in school-aged children. Data were obtained using the PubMed platform, searching for specific descriptors, including “((physical fitness) AND (physical literacy)) AND (physical education)”. Introduced by Whitehead, the concept of physical literacy refers to the ability to move with competence and confidence in a variety of contexts, combining physical, cognitive, affective, and social aspects. The study reviews the scientific literature linking physical literacy to physical fitness (PF), highlighting its role in health promotion. Obesity has caused several public health issues, especially in the post-pandemic period. Even with technological advancements and the increased circulation of information about physical activity, the number of people affected by this condition continues to grow steadily. According to the World Health Organization (WHO), about 80% of young people do not meet the current recommendation of at least one hour of daily physical activity. Combined with poor eating habits, this tends to lead to cardiovascular diseases. PL emphasizes motivation and confidence as essential for adopting physical activity, factors that may be directly related to the physical inactivity of children and adolescents. This review identified positive relationships between physical literacy and physical fitness in children and adolescents, with both physical and motivational benefits. PL proved effective in promoting health, addressing the dropout from physical activity, and offering a viable possibility for inclusion in school Physical Education pedagogical planning.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação física.pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em educação físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ TCCll - Alex ( deposito ).pdf
  Item embargado até 2026-08-15
Relação entre letramento corporal e aptidão física: uma perspectiva para educação física escolar?375,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons