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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65289

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Title: RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Authors: Melo, Alex Sila De Andrade
Keywords: Letramento corporal; Aptidão física; Aptidão cardiorrespiratória; Motivação
Issue Date: 8-Aug-2025
Citation: Melo, Alex Silva De Andrade. RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em educação física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Se tratando de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre LC e o desenvolvimento de aptidão física em escolares. Para obtenção dos dados utilizou-se a plataforma: Pubmed, buscando por descritores específicos, entre eles “((physical fitness) AND (physical literacy)) AND (physical education)”. Introduzido por Whitehead, o conceito de letramento corporal refere-se à capacidade de se mover com competência e confiança em uma variedade de contextos, combinando aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais. A pesquisa revisa a literatura científica que relaciona letramento corporal a aptidão física(AF), evidenciando seu papel na promoção da saúde. A obesidade tem causado diversos transtornos à saúde pública, principalmente pós pandemia, mesmo com os avanços da tecnologia e a maior circulação de informações sobre atividade física, o número de pessoas acometidas por essa condição continua em crescimento constante. De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS) cerca de 80% dos jovens não cumprem as recomendações atuais de, no mínimo, uma hora diária de atividade física, fator que somado a maus hábitos alimentares tendem a desenvolver doenças cardiovasculares. O LC destaca a motivação e confiança como essenciais para adoção de uma respectiva atividade física, fatores estes que podem estar diretamente relacionados a inatividade física de crianças e adolescentes. Esta revisão identificou relações positivas entre o letramento corporal e a aptidão física em crianças e adolescentes, com benefícios físicos e motivacionais. O LC mostrou-se eficaz na promoção da saúde e no enfrentamento da evasão da prática física, e como uma possibilidade viável para implementação no planejamento pedagógico da Educação Física escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65289
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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