Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65290
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Henrique, Rafael dos Santos | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Isabela Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:57:21Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T20:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Isabela. A Influência da Natação no Desenvolvimento Motor Infantil: Uma Revisão Integrativa de Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65290 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A natação é reconhecida por seus múltiplos benefícios à saúde e à qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento motor infantil, que envolve a aquisição e aprimoramento de habilidades físicas essenciais para um crescimento saudável. Objetivo: Investigar como a prática da natação contribui para o desenvolvimento motor infantil. Metodologia: Este estudo empregou uma revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa. As buscas foram realizadas nas bases de dados Google Acadêmico, SciELO, PubMed e Periódicos CAPES, utilizando os descritores "natação", "desenvolvimento motor", “infantil” e "influência". Foram incluídos artigos completos, em português e/ou inglês, publicados entre 2015 e 2025, focados na influência da natação sobre o desenvolvimento motor. Resultados: A análise de dez artigos demonstrou consistentemente que a natação promove um impacto positivo e multifacetado no desenvolvimento motor global das crianças. Observou-se o aprimoramento de habilidades fundamentais e específicas, além de benefícios psicomotores e cognitivos. Considerações finais: Esta revisão integrativa confirma a natação como uma prática eficaz no desenvolvimento motor infantil, com benefícios também nos aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos. O ambiente aquático, aliado a intervenções precoces e lúdicas, potencializa esses ganhos. Apesar das limitações metodológicas dos estudos analisados, destaca-se a relevância pedagógica da natação na Educação Física. Sugere-se que futuras pesquisas adotem delineamentos longitudinais e explorem diferentes abordagens e populações para ampliar o entendimento sobre sua efetividade. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Motor | pt_BR |
dc.subject | Infantil | pt_BR |
dc.subject | Influência | pt_BR |
dc.title | A Influência da Natação no Desenvolvimento Motor Infantil: Uma Revisão Integrativa de Literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sobral, Igor Rodrigues de Souza | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1308420348718829 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Swimming is widely recognized for its multiple health benefits and its crucial role in enhancing quality of life. It plays a key role in childhood motor development, which encompasses the acquisition and refinement of essential physical skills for healthy growth. Objective: To investigate how swimming practice contributes to children’s motor development. Methods: This study employed an integrative literature review with a qualitative approach. Searches were conducted in the Google Scholar, PubMed, SciELO and CAPES Periodicals databases, using the descriptors “swimming”, “motor development”, “childhood” and “influence.” Inclusion criteria comprised full-text articles in Portuguese and/or English, published between 2015 and 2025, focusing on the influence of swimming on motor development. Results: Analysis of ten studies consistently demonstrated that swimming exerts a positive and multifaceted impact on global motor development in children. Improvements were noted in both fundamental and specific motor skills, along with psychomotor and cognitive benefits. Conclusion: This integrative review confirms swimming as an effective practice for children's motor development, also benefiting psychomotor, affective, and cognitive aspects. The aquatic environment, combined with early and playful interventions, enhances these gains. Despite methodological limitations in the analyzed studies, the pedagogical relevance of swimming in Physical Education is evident. Future research should adopt longitudinal designs and explore different approaches and populations to broaden the understanding of its effectiveness. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9244174934345744 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | Carvalho, Isabela Vasconcelos de | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabela Vasconcelos de Carvalho Licenciatura - TCC.pdf | 850,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons