Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65327

Compartilhe esta página

Título: Comunicação mercadológica infantil em tempos de capitalismo de vigilância : uma análise sobre a eficácia das ferramentas de "controle parental" em redes sociais digitais
Autor(es): SANTOS, Debora Maria dos
Palavras-chave: Infância; Capitalismo de vigilância; Redes sociais; Controle parental
Data do documento: 17-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Debora Maria Dos. Comunicação mercadológica infantil em tempos de capitalismo de vigilância : uma análise sobre a eficácia das ferramentas de "controle parental" em redes sociais digitais. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho consiste em uma investigação acerca da infância como consumidoras e como produto do consumo. O objetivo da pesquisa é analisar e compreender se as estratégias de controle parental são eficazes para a proteção da infância, já que a problemática abordada é como conteúdos impróprios e comunicação mercadológica são ou não filtrados corretamente? As plataformas de mídia digitais consideram esse tipo de comunicação publicitária abusiva para as crianças? A pesquisa apresenta três partes: a primeira, Infâncias em Conexão: Uma Jornada do Capital à Sociedade Digital, tem como ponto de partida a invenção da infância diante de uma sociedade da vigilância; na segunda, Publicidade Híbrida, Publicidade de Controle e a Comunicação Mercadológica Direcionada em Tempos de Capitalismo De Vigilância, a comunicação mercadológica se desdobra numa publicidade de controle, baseada na economia de dados infantis, cada vez mais explorados ; já na terceira, Navegando na Parentalidade: Educando em Tempos de Redes Sociais, o conceito de parentalidade é problematizado, assim como as definições e discussões em torno das estratégias de controle parental. Como percurso metodológico, o ponto de partida é a pesquisa bibliográfica, tendo como tipo de pesquisa qualitativa, com análises netnográficas dos documentos das plataformas e políticas de privacidade. A última etapa metodológica foi a aplicação dos questionários aos pais de crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos, matriculadas em escolas públicas da rede Estadual de Ensino de Pernambuco na Gerência Regional de Educação Sertão Médio São Francisco, buscando entender o quanto pais e responsáveis estão familiarizados com ferramentas de controle parental e segurança online de crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65327
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Debora Maria Dos Santos.pdf13,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons