Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Angélica-
dc.contributor.authorCOSTA, Avya Nascimento Alves-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:37:05Z-
dc.date.available2025-08-22T15:37:05Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Ávya Nascimento Alves. Os processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo. 2025. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar os processos de profissionalização do pedagogo atuante na educação básica a partir das dimensões da profissionalidade, profissionalismo e profissionismo. Contamos com três pedagogas que atuam em diferentes áreas, como professora,coordenadora e gestora, todas são profissionais da rede municipal de educação em Caruaru-PE. Neste sentido, buscamos compreender, a partir dos discursos dos pedagogos como eles constroem os seus saberes-fazeres a partir de suas experiências profissionais; identificar a partir dos discursos, como eles percebem o reconhecimento de suas atividades enquanto pedagogos; compreender os modos como os contextos de atuação dos pedagogos influenciam na construção da profissionalização. Para tanto, nos ancoramos em Bourdoncle (1991) e Barbosa (1998), por abordarem a sociologia das profissões, a profissionalização docente e as dimensões da profissionalidade, do profissionalismo e profissionismo. Em diálogo com estas noções, com Ludke e Boing (2004), Silva (2015), Miranda e Feldman (2021) e Lins (2011) discorremos sobre os desafios para construção da profissionalização docente. Como abordagem teórico-metodológica, assumimos a Análise do Discurso Orlandi (2010) para compreender as marcas discursivas e ideológicas que perpassam os discursos das pedagogas entrevistadas, através das polissemias e paráfrases que constituem os sentidos atribuídos a profissionalização docente revelando os deslocamentos e permanências discursivas. A partir da pesquisa foi possível empreender sentidos polissêmicos da profissionalização docente, a partir da atuação do pedagogo, sentidos que se configuram nas vivências e práticas diárias das pedagogas entrevistadas. Embora variados e por muitas vezes contraditórios, as dimensões da profissionalização atuam de forma contínua e inseparável, permitindo uma análise ampla das pluralidades de sentido que essa pesquisa revelou no campo de atuação do pedagogo, que se constitui na sua especificidade formativa e um amplo campo de atuação dos seus saberes-fazeres.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfissionalização Docentept_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectProfissionismopt_BR
dc.titleOs processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÁVYA NASCIMENTO ALVES COSTA (1).pdf195,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons