Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65358

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Marcelo Jorge Fialho da-
dc.contributor.authorMOREIRA, Pedro Henrique Andrade Lins-
dc.date.accessioned2025-08-22T18:43:44Z-
dc.date.available2025-08-22T18:43:44Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, Pedro Henrique Andrade Lins. Estratégias para formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65358-
dc.description.abstractA formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar é uma ferramenta importante para o desenvolvimento esportivo, social e educacional, mas enfrenta desafios como a falta de infraestrutura, reconhecimento e estratégias específicas para o público feminino. Apesar do avanço na inclusão das mulheres no esporte, ainda há lacunas na literatura sobre práticas pedagógicas e técnicas que integrem o desenvolvimento esportivo com a formação educacional das alunas-atletas. Este projeto tem como objetivo geral analisar as principais estratégias utilizadas na formação de atletas de futsal feminino em nível escolar, por meio de uma revisão integrativa. A pesquisa utilizará bases acadêmicas como Scielo, Google Scholar e periódicos especializados para identificar, analisar e sistematizar dados sobre metodologias e práticas relacionadas ao tema. A fundamentação teórica terá como base autores como Paulo Freire, Tânia Braga e Pierre Bourdieu, além de estudos específicos sobre a formação esportiva e o futsal feminino. Os resultados esperados incluem a identificação de estratégias que combinem o desenvolvimento técnico, pedagógico e social, promovendo práticas esportivas mais inclusivas e eficientes nas escolas. O estudo também busca contribuir para a valorização do futsal feminino, destacando seu papel na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento de políticas públicas esportivas. Sua importância está em fornecer subsídios teóricos e práticos para professores, treinadores e gestores escolares, estimulando o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social e de inclusão educacional para meninas.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFutsal Femininopt_BR
dc.subjectFormação Esportivapt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.titleEstratégias para formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar : uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesNão se aplicapt_BR
dc.description.abstractxThe training of female futsal athletes at the school level is an important tool for athletic, social, and educational development, but it faces challenges such as a lack of infrastructure, recognition, and specific strategies for female audiences. Despite advances in the inclusion of women in sports, there are still gaps in the literature on pedagogical and technical practices that integrate athletic development with the educational training of student-athletes. The overall objective of this project is to analyze the main strategies used in the training of female futsal athletes at the school level through an integrative review. The research will use academic databases such as Scielo, Google Scholar, and specialized journals to identify, analyze, and systematize data on methodologies and practices related to the topic. The theoretical foundation will be based on authors such as Paulo Freire, Tânia Braga, and Pierre Bourdieu, in addition to specific studies on sports training and women's futsal. The expected results include the identification of strategies that combine technical, pedagogical, and social development, promoting more inclusive and efficient sports practices in schools. The study also seeks to contribute to the appreciation of women's futsal, highlighting its role in promoting gender equality and strengthening public sports policies. Its importance lies in providing theoretical and practical support to teachers, coaches, and school administrators, encouraging the strengthening of sport as a tool for social transformation and educational inclusion for girls.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pedro Henrique Andrade Lins Moreira.pdf414,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons