Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65362

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Flaviana Jorge de-
dc.contributor.authorMENDES, Nathálya de Sá Barreto-
dc.date.accessioned2025-08-22T20:13:46Z-
dc.date.available2025-08-22T20:13:46Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-19-
dc.identifier.citationMENDES, Nathálya de Sá Barreto. A importância de Revistas Educativas no Ensino de Ciências Biológicas para o Público Infantojuvenil. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65362-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento de uma revista em quadrinhos com recurso de audiodescrição, voltada para o ensino de Ciências a estudantes com deficiência visual. A proposta busca contribuir para a inclusão educacional ao oferecer uma alternativa acessível que permita a compreensão de conteúdos relacionados à história da vida na Terra. O material foi concebido de forma a integrar narrativa lúdica e recursos descritivos que favoreçam a visualização por meio da escuta, promovendo maior participação no processo de aprendizagem. Ressalta-se que a revista não foi aplicada ou testada em ambiente escolar, constituindo-se como uma proposta de material didático acessível a ser explorada em futuras pesquisas e práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.titleA importância de Revistas Educativas no Ensino de Ciências Biológicas para o Público Infantojuvenilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0068761824964728pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5804492420192107pt_BR
dc.description.abstractxThis undergraduate thesis presents the development of a comic book with audio description, designed to support Science education for students with visual impairments. The proposal aims to contribute to educational inclusion by providing an accessible alternative that enables the understanding of content related to the history of life on Earth. The material was conceived to integrate playful narrative and descriptive resources that foster visualization through listening, thus promoting greater participation in the learning process. It should be noted that the comic book was not applied or tested in educational settings, and therefore stands as a proposal for accessible teaching material to be further explored in future research and pedagogical practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nathálya de Sá Barreto Mendes.pdf
  Item embargado até 2026-08-20
5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons