Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363
Compartilhe esta página
Título: | Benefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativa |
Autor(es): | AMORIM, Patrick Sérgio Rodrigues de |
Palavras-chave: | Educação Física; Futebol Escolar; Inclusão Social; Desenvolvimento Social |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Citação: | AMORIM, Patrick. Benefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso(Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Introdução: O futebol escolar é uma prática importante nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), que visa promover o desenvolvimento social e a inclusão por meio do esporte. Este trabalho aborda os benefícios dessa atividade, destacando sua capacidade de estimular habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito mútuo, além de contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo. Objetivo: Analisar se existem benefícios sociais da prática do futebol nas aulas de EFE. Método: Foram realizadas buscas nos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e ATTENA (Repositório Digital da UFPE). Encontramos 87 trabalhos. Destes, apenas 8 cumpriram os critérios de seleção, sendo 6 estudos de caso e 2 revisões bibliográficas. Resultados: O futebol nas aulas de EF age como promotor de habilidades sociais como, trabalho em equipe, comunicação, respeito, empatia, liderança, resolução de conflitos, autoconfiança e disciplina. Contudo, aponta a desigualdade de gênero como um obstáculo à participação das meninas. Conclusão: Promover inclusão e diversidade no futebol nas aulas de EFE é essencial. Isso pode ser feito nas escolas, por meio da formação de grupos mistos e eventos esportivos inclusivos. Essas ações enriquecem a experiência escolar, favorecem o desenvolvimento social dos estudantes e preparam-nos para um mundo diversificado, garantindo que se sintam valorizados e respeitados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Patrick Sérgio Rodrigues de Amorim.pdf | 581,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons