Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65366

Compartilhe esta página

Título: Divisão de metas do setor comercial de uma indústria de bens de consumo: uma abordagem multicritério.
Autor(es): LEMOS FILHO, Jandoy Marcones Costa
Palavras-chave: Análise Multicritério; Gestão de Vendas; Definição de Metas; Elicitação de Preferências
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: LEMOS FILHO, Jandoy Marcones Costa. Divisão de metas em uma indústria de bens de consumo: uma abordagem multicritério. 2025. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A definição de metas de vendas é uma atividade estratégica essencial para a gestão de equipes comerciais, influenciando diretamente o desempenho individual e coletivo. Em muitas organizações, entretanto, esse processo permanece subjetivo, sem apoio em critérios formais. Este trabalho propõe uma metodologia estruturada baseada na Análise de Decisão Multicritério (MCDA), utilizando o modelo de agregação aditivo determinístico para calcular o valor global das alternativas a partir da normalização linear de critérios relevantes — cobertura de estoque e ações de trade marketing — e da elicitação de constantes de escala junto ao decisor. A partir desse valor global, desenvolveu-se uma contribuição metodológica original: o ajuste das médias históricas de faturamento e a redistribuição proporcional da meta global entre os vendedores. Aplicada em uma indústria de bens de consumo da região Nordeste do Brasil, a abordagem mostrou-se capaz de substituir práticas subjetivas por um procedimento transparente, equitativo e alinhado às condições operacionais, fortalecendo a legitimidade das metas e favorecendo sua aceitação interna. Além da utilidade prática, o estudo amplia o campo de aplicação da MCDA em contextos comerciais, oferecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65366
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jandoy Marcones Costa Lemos Filho.pdf736,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons