Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65370

Compartilhe esta página

Título: O Ensino de literatura no contexto escolar : análise de uma prática docente
Autor(es): FELIX, Sabrina Leite
Palavras-chave: Ensino de literatura; Ensino Médio; Prática docente; Leitura literária; Didatização.
Data do documento: 7-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FELIX, Sabrina Leite. O Ensino de literatura no contexto escolar : análise de uma prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo geral desta dissertação é analisar uma prática docente voltada à educação literária nas aulas de língua portuguesa no contexto do ensino médio. Em relação aos objetivos específicos, pretendemos: 1) analisar as concepções teórico-metodológicas acerca da educação literária que embasam a prática docente; 2) analisar como a professora planejou o ensino de literatura; 3) analisar como a literatura é didatizada em sala de aula. Este estudo justifica-se porque há uma inquietação acerca dos modos como a literatura é vivenciada na escola, mais especificamente nas aulas de português e literatura. Durante muito tempo os textos literários foram utilizados na escola com diferentes objetivos (ensino de gramática, retórica, história), mas, para além disso, a literatura é indispensável à formação de leitores literários. No que diz respeito à abordagem teórica, defendemos uma concepção de literatura como um sistema vivo de obras literárias (Candido, 2006); criação de toque poético, ficcional ou dramático em diferentes contextos sociais (Candido, 2012); uma porta para diferentes mundos que são construídos através da leitura (Lajolo, 2018), compreendendo o leitor como aquele que lê para si, para pensar, para agir e se reconstruir (Rouxel, 2014), que interage com o texto, que, quando lê, sofre, ri, se arrepia e se envolve com o lido; assumimos que a literatura na escola passará por um processo de didatização conforme Soares (1999); defendemos, a partir de Amorim et al. (2022), a leitura literária como indissociável do ensino de literatura na escola. No que se refere à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa numa escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, utilizando, como instrumentos e procedimentos de análise, a observação das aulas de literatura, a análise documental do planejamento da professora e a entrevista com a docente. Após a análise dos dados e discussão dos resultados, evidenciamos o planejamento de aulas como uma ferramenta indispensável para uma prática docente eficaz. Além disso, vimos a importância do texto literário como objeto central das aulas de literatura. Ainda, identificamos algumas dificuldades relacionadas ao ensino de literatura: tempo escolar que não permite uma vivência prolongada com textos literários; livros didáticos sem conteúdos que auxiliem nas aulas de literatura; formação inicial e continuada de professores que precisam debater novas formas de ensinar literatura na sala de aula. Por fim, considerando os objetivos e limites desta pesquisa, evidenciamos a necessidade também do desenvolvimento de outros estudos e pesquisas discutindo o currículo e o tempo dado ao literário na sala de aula, a formação inicial e continuada de professores de literatura, pesquisas sobre livros didáticos e a relação entre o ensino de literatura e as políticas de acesso às obras literárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65370
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sabrina Leite Felix.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons