Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65374
Compartilhe esta página
Título: | As representações sociais do "Ser" professor da educação infantil na rede municipal de ensino do Recife |
Autor(es): | CLEMENTE, Aécia Rodrigues da Silva |
Palavras-chave: | Representações sociais; Ser professor; Educação |
Data do documento: | 14-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CLEMENTE, Aécia Rodrigues da Silva. As representações sociais do "Ser" professor da educação infantil na rede municipal de ensino do Recife. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por finalidade a identificação das representações sociais dos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife. Investigamos o que pensam os docentes sobre o ensino de crianças nessa etapa educativa; como também a visão que os professores tem acerca do ensino, do seu meio social e da sua profissão. Realizamos um estudo de natureza qualitativa no seguimento de duas etapas. Sendo a primeira etapa subdividida em duas fases, tendo primeiramente a execução de vinte entrevistas semiestruturadas com sujeitos em lócus, no caso, as Creches e CMeis delimitadas em nossa investigação. E subsequente houve o registro de informações oportunas no diário de campo, destacando pontos observados durante os encontros com os sujeitos da pesquisa nas suas unidades escolares. Já na segunda etapa, apresentamos as representações sociais dos docentes pelo viés da abordagem processual de Denise Jodelet (2003) em tabelas dos processos de objetivação e ancoragem enviesados na Teoria das Representações Sociais (TRS). Compreendendo que nosso aporte teórico se ateve aos estudos dessa teoria, por base em Almeida (2009), Jodelet (2003), Moscovici (2009), dentre outros subsídios teóricos tratando-se de Educação Infantil e do processo de construção da identidade e profissão docente. Também trabalhamos com Imbernon (2006), Morgado (2011), Morais (2012), Nóvoa (2017) e outros estudos ligados ao eixo supracitado. Para analisar os dados coletados seguimos o processo de análise de conteúdo de Bardin (1979) e construímos uma análise de apoio para interpretação dos discursos dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim os resultados apontaram três tipos de representações sociais dos sujeitos entrevistados. Sendo eles: 1. Professor emotivo, acolhedor e paternal; 2. Professor crítico e formador; 3. Professor criativo e adaptado a desafios diversos. Constatamos que os professores do ensino infantil da Rede Municipal do Recife possuem representações sociais advindas de suas experiências positivas e/ ou negativas de sala de aula - tais interpretações do que veem no cotidiano escolar irão influenciar no modo como enxergam a profissão e o “Ser” professor dessa modalidade. Visto que o processo identitário desses sujeitos se encontra inserido em suas vivências, experiências profissionais e da visão de mundo inerentes em seu contexto emocional, social e afetivo - considerando que tais condicionantes são sobremodo estruturais e organizativos tanto da formação desses sujeitos; como na expressão e significados de suas representações sociais como fenômenos que devem ser continuamente estudados. Ressaltamos que nosso estudo propõe uma necessidade reflexiva dessas representações sociais sendo bastante oportuno no cenário acadêmico e como contribuinte na formação dos docentes atuantes em turmas de crianças em idade de creches e centros municipais de educação infantil (Cmeis) de rede municipal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65374 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Aecia Rodrigues Da Silva Clemente.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons