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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65396

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Título: Inclusão escolar e autismo: reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil.
Autor(es): SOARES, Maria Vanessa Cordeiro
Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Educação Infantil; Prática Pedagógica
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SOARES, Maria Vanessa Cordeiro. Inclusão escolar e autismo: reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil. 2025. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco , Agrestina, 2025.
Abstract: Este trabalho investigou a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, com foco na reflexão e análise das práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento desses alunos. O objetivo geral deste estudo foi compreender a contribuição das práticas pedagógicas para a inclusão e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Para atender de forma satisfatória ao objetivo geral, apresento como objetivos específicos: Identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil com crianças com Transtorno do Espectro Autista; Analisar a contribuição das práticas pedagógicas inclusivas para o desenvolvimento das crianças com TEA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma professora regente e uma profissional de apoio atuantes em uma turma da Educação Infantil com presença de alunos autistas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados do estudo indicam que a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil ainda enfrenta barreiras significativas, sobretudo de ordem burocrática e estrutural. Em contrapartida, foram identificadas práticas pedagógicas eficazes, fundamentadas na ludicidade, no uso de recursos visuais, na adaptação das atividades aos perfis sensoriais e na valorização da autonomia. Conclui-se que a atuação comprometida e sensível dos profissionais da educação constitui elemento central para a efetivação da inclusão, ainda que persistam limitações institucionais que dificultam a consolidação de práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65396
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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