Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65411

Share on

Title: GRUPO GAYMADO: O ESPORTE COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E COMBATE À HOMOFOBIA NO BAIRRO DA VÁRZEA
Authors: SILVA, Daniel Thiago Freire da
Keywords: Esporte. Queimado. Resistência. Homofobia. Preconceito.
Issue Date: 6-Aug-2025
Citation: SILVA, D.T.F. GRUPO GAYMADO: O ESPORTE COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E COMBATE À HOMOFOBIA NO BAIRRO DA VÁRZEA. 2025. TCC Educação Física. UFPE. Recife. 2025
Abstract: A presente proposta de trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física se apresenta como uma maneira de perceber como o esporte pode se tornar uma ferramenta e um espaço de resistência à violência homofóbica, tendo como objeto de estudo o grupo Gaymado do bairro da Várzea, em Recife, Pernambuco. A humanidade é formada por uma diversidade de orientações sexuais que refletem a complexidade das relações afetivas e do desejo. No entanto, diferentes contextos culturais e sociais impuseram barreiras à aceitação das aquelas relações que fugissem da norma heterossexual, submetendo a homossexualidade a processos de marginalização e repressão que persistiram ao longo dos séculos e que se apresentam na sociedade atual de forma pujante e violenta. É nesse contexto de tentativa de exclusão que surge o Grupo Gaymado. Metodologicamente a pesquisa vai se firmar na busca bibliográfica e histórica para a construção de um arquivo textual. Em seguida, buscará a aplicação de uma entrevista narrativa com a direção do Grupo Gaymado sobre como o esporte se apresentou como alicerce para o surgimento e consolidação do grupo e de suas atividades desenvolvidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65411
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Daniel Thiago Freire da Silva.pdf522,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons