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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65412
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Título : | OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTANAS ESCOLAS |
Autor : | DA SILVA, GABRIEL ASSUNÇÃO |
Palabras clave : | Profissional de Educação Física; Transtorno do Espectro Autista; Obstáculos enfrentados pelo profissional de Educação Física; Formação continuada |
Fecha de publicación : | 8-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Gabriel Assunção da. OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS. 2025. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, exigindo atenção especial nas aulas de Educação Física. Este trabalho, desenvolvido por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo analisar os principais obstáculos enfrentados por profissionais da área no acompanhamento de crianças com TEA no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na base de dados do Google Scholar, utilizando os descritores “profissional de Educação Física”, “TEA” e “Ensino Fundamental”. Foram incluídos artigos publicados entre 2020 e 2025, em português, que abordavam a atuação do profissional de Educação Física com alunos com TEA no contexto escolar. Os estudos analisados revelam que muitos professores se sentem despreparados para lidar com as demandas do TEA, especialmente pela falta de formação específica e de capacitação continuada. Além disso, as dificuldades de comunicação e interação apresentadas por alunos com autismo, somadas a comportamentos atípicos como crises sensoriais e resistência a mudanças, tornam o ambiente das aulas de Educação Física mais desafiador. Outros obstáculos incluem a ausência de materiais e espaços adaptados, turmas numerosas, falta de apoio pedagógico e escasso suporte institucional. Mesmo com legislações que garantem o direito à inclusão, a realidade escolar ainda apresenta limitações que impedem a plena participação desses alunos. Dessa maneira, é importante compreender que investir na formação dos professores, oferecer condições adequadas de trabalho e garantir apoio pedagógico contínuo são medidas essenciais para que as aulas de Educação Física sejam mais acessíveis, inclusivas e eficazes para crianças com TEA. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65412 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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