Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431
Share on
Title: | Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa. |
Authors: | SILVA, Vanessa Guimaraes |
Keywords: | Literatura menor; Franz Kafka; Subjetivação; Experiência Formativa; Educação |
Issue Date: | 14-Aug-2025 |
Citation: | SILVA, Vanessa Guimarães. Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A noção de literatura menor, formulada por Deleuze e Guattari, sobressai pela sua força criativa, de resistência e de subjetivação, sendo compreendida aqui como uma experiência formativa no campo amplo da educação. Neste estudo, foram cartografadas três obras de Franz Kafka: “A Metamorfose” (1915), “Carta ao Pai” (1919) e “Josefina, a Cantora ou O povo dos camundongos” (1924), investigou-se a relação entre os processos de subjetivação e as experiências formativas na educação, considerando tais obras como expressões da literatura menor. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo como metodologia a cartografia rizomática, entendida como um modo de acompanhar os movimentos que atravessam a leitura, a escrita e os afetos da própria experiência. Nesse caminho, os conceitos de devir, rizoma, linguagem, literatura menor e subjetivação, compõem uma reflexão sobre a formação como experiência estética, política e sensível. O mapa conceitual revela que a literatura menor tensiona os discursos dominantes da educação, abrindo espaço para vozes dissonantes, silêncios significativos e formas não convencionais de saber. Os resultados sugerem que a experiência com a literatura no contexto educativo não transmite conteúdos fixos, mas provoca deslocamentos, estranhamentos e linhas de fuga que potencializam processos formativos singulares. Desse modo, conclui-se que a literatura menor pode operar como força de escuta, criação e reinvenção, instaurando brechas no instituído e contribuindo para modos outros de existir e aprender. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - VANESSA GUIMARÃES SILVA.pdf Embargoed Item Until 2026-03-27 | 467,73 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License