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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65441

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Kátia Medeiros de-
dc.contributor.authorSOUZA, Levi Galdino de-
dc.date.accessioned2025-08-26T12:33:44Z-
dc.date.available2025-08-26T12:33:44Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Levi Galdino de. A Casa Hollanda e o campo do Design: consagração, identidade e modernidade na produção de móveis em Pernambuco. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65441-
dc.description.abstractAlém de um campo de atividade profissional, o design é um campo de relações sociais, composto por instituições, competências e recursos próprios, os quais são articulados por agentes específicos e suas estratégias visando à hegemonia simbólica. A partir dessa perspectiva, esta pesquisa destaca a relação entre os objetos e a ideia de identidade, constituída como discussão política, sócio- antropológica e geopolítica em torno da possibilidade de concepção e existência de um “design brasileiro”. Investiga-se o uso dessa ideia como estratégia de campo para capitalização de poder, durante a gênese moderna do Campo do Design em Pernambuco e sua inserção nacional, em particular no design de móveis. Como estratégia de pesquisa, utiliza-se o estudo de caso da empresa Casa Hollanda, uma das mais importantes produtoras de móveis do Estado, no período áureo da sua existência. Por meio de abordagem e investigação crítica e analítica, este trabalho tem como objetivo principal demonstrar as estratégias de campo envolvidas na agência empresarial e na configuração dos artefatos produzidos pela Casa Hollanda, na busca de capitalização e consagração social no âmbito da modernidade da produção pernambucana de móveis, durante as décadas de 1950 a 1970. Trata-se de um desdobramento e aprofundamento de pesquisa de Mestrado, que parte do material empírico original – fichamentos de artefatos, entrevistas, depoimentos e documentos – e recorre à fortuna crítica e arcabouço historiográfico do design no Brasil, adotando como marco teórico principal a Teorias dos Campos de Pierre Bourdieu. Os dados levantados e análises confirmam a hipótese de que, durante os anos 1950-1970, para receber reconhecimento no emergente Campo do Design, a Casa Hollanda buscou aproximação com o campo artístico, o político e o cultural, bem como modernizou a produção e o design dos móveis, adotando a ideia em circulação de uma identidade brasileira no design, por meio de uma aproximação paradigmática com o modernismo brasileiro regionalizado, filiando-se à escola carioca.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCasa Hollandapt_BR
dc.subjectTeoria dos Campospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMóvel modernopt_BR
dc.subjectDesign brasileiropt_BR
dc.titleA Casa Hollanda e o campo do Design : consagração, identidade e modernidade na produção de móveis em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2037904270600442pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152362661566613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn addition to a field of professional activity, design is a field of social relations, composed of institutions, competencies and its own resources, which are articulated by specific agents and their strategies aimed at symbolic hegemony. From this perspective, this research highlights the relationship between objects and the idea of identity, constituted as a political discussion, socio-anthropological and geo- economic around the possibility of conception and existence of a "Brazilian design". The use of this idea as a field strategy for the capitalization of power is investigated, during the modern genesis of the Field of Design in Pernambuco and its national insertion, particularly in furniture design. As a research strategy, the case study of the company Casa Hollanda, one of the most important furniture producers in the State, in the golden period of its existence, is used. Through a critical and analytical approach and investigation, this work has as its main objective to demonstrate the field strategies involved in the business agency and in the configuration of the artifacts produced by Casa Hollanda, in the search for capitalization and social consecration in the context of the modernity of Pernambuco's furniture production, during the 1950s and 1970s. It is an unfolding and deepening of the Master's research, which starts from the original empirical material – artifact files, interviews, testimonies and documents – and resorts to the critical fortune and historiographical framework of design in Brazil, adopting Pierre Bourdieu's Theories of Fields as its main theoretical framework. The data collected and analyses confirm the hypothesis that, during the 1950s and 1970s, in order to receive recognition in the emerging field of Design, Casa Hollanda sought approximation with the artistic, political and cultural fields, as well as modernized the production and design of furniture, adopting the idea in circulation of a Brazilian identity in design, through a paradigmatic approximation with regionalized Brazilian modernism, joining the Rio de Janeiro school.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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