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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65441

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Title: A Casa Hollanda e o campo do Design : consagração, identidade e modernidade na produção de móveis em Pernambuco
Authors: SOUZA, Levi Galdino de
Keywords: Casa Hollanda; Teoria dos Campos; Identidade; Móvel moderno; Design brasileiro
Issue Date: 30-Jul-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUZA, Levi Galdino de. A Casa Hollanda e o campo do Design: consagração, identidade e modernidade na produção de móveis em Pernambuco. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Além de um campo de atividade profissional, o design é um campo de relações sociais, composto por instituições, competências e recursos próprios, os quais são articulados por agentes específicos e suas estratégias visando à hegemonia simbólica. A partir dessa perspectiva, esta pesquisa destaca a relação entre os objetos e a ideia de identidade, constituída como discussão política, sócio- antropológica e geopolítica em torno da possibilidade de concepção e existência de um “design brasileiro”. Investiga-se o uso dessa ideia como estratégia de campo para capitalização de poder, durante a gênese moderna do Campo do Design em Pernambuco e sua inserção nacional, em particular no design de móveis. Como estratégia de pesquisa, utiliza-se o estudo de caso da empresa Casa Hollanda, uma das mais importantes produtoras de móveis do Estado, no período áureo da sua existência. Por meio de abordagem e investigação crítica e analítica, este trabalho tem como objetivo principal demonstrar as estratégias de campo envolvidas na agência empresarial e na configuração dos artefatos produzidos pela Casa Hollanda, na busca de capitalização e consagração social no âmbito da modernidade da produção pernambucana de móveis, durante as décadas de 1950 a 1970. Trata-se de um desdobramento e aprofundamento de pesquisa de Mestrado, que parte do material empírico original – fichamentos de artefatos, entrevistas, depoimentos e documentos – e recorre à fortuna crítica e arcabouço historiográfico do design no Brasil, adotando como marco teórico principal a Teorias dos Campos de Pierre Bourdieu. Os dados levantados e análises confirmam a hipótese de que, durante os anos 1950-1970, para receber reconhecimento no emergente Campo do Design, a Casa Hollanda buscou aproximação com o campo artístico, o político e o cultural, bem como modernizou a produção e o design dos móveis, adotando a ideia em circulação de uma identidade brasileira no design, por meio de uma aproximação paradigmática com o modernismo brasileiro regionalizado, filiando-se à escola carioca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65441
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Design

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