Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorLEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-26T16:47:20Z-
dc.date.available2025-08-26T16:47:20Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationLEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva. A importância do PIBID na formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do estado do conhecimento no VIII, IX, X CONEDU. 2025. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467-
dc.description.abstractEste estudo investiga a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Educação Física, por meio de uma análise do estado do conhecimento produzido nos Anais do VIII, IX e X Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Com base em metodologia qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo, foram selecionados quatro trabalhos que discutem as contribuições do programa para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicam que o PIBID favorece a articulação entre teoria e prática, fortalece a identidade docente e promove inovação metodológica no ensino. As experiências relatadas demonstram impacto positivo na confiança profissional dos licenciandos, no desempenho acadêmico e na permanência nos cursos de licenciatura. Conclui-se que o PIBID constitui um espaço formativo relevante para a valorização da docência e para a qualificação do processo de ensinar e aprender na educação básica.pt_BR
dc.format.extent29pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectCongresso Nacional de Educaçãopt_BR
dc.titleA Importância do PIBID na Formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do Estado do Conhecimento no VIII, IX, X CONEDUpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA NETO, Luiz Batista de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the importance of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in the training of Physical Education teachers, through an analysis of the state of knowledge produced in the proceedings of the VIII, IX, and X editions of the National Education Congress (CONEDU). Using a qualitative methodology based on content analysis, five academic papers were selected that discuss the program’s contributions to professional teacher development. The results indicate that PIBID promotes the integration of theory and practice, strengthens teacher identity, and fosters methodological innovation in education. The experiences reported show a positive impact on pre-service teachers’ professional confidence, academic performance, and retention in teacher education programs. It is concluded that PIBID is a relevant formative space for valuing the teaching profession and improving teaching and learning processes in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9175300531726803pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Rita de Cássia Barbosa da Silva Lemos.pdf716,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons