Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467

Share on

Title: A Importância do PIBID na Formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do Estado do Conhecimento no VIII, IX, X CONEDU
Authors: LEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva
Keywords: PIBID; Formação docente; Educação física; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Congresso Nacional de Educação
Issue Date: 4-Aug-2025
Citation: LEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva. A importância do PIBID na formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do estado do conhecimento no VIII, IX, X CONEDU. 2025. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este estudo investiga a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Educação Física, por meio de uma análise do estado do conhecimento produzido nos Anais do VIII, IX e X Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Com base em metodologia qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo, foram selecionados quatro trabalhos que discutem as contribuições do programa para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicam que o PIBID favorece a articulação entre teoria e prática, fortalece a identidade docente e promove inovação metodológica no ensino. As experiências relatadas demonstram impacto positivo na confiança profissional dos licenciandos, no desempenho acadêmico e na permanência nos cursos de licenciatura. Conclui-se que o PIBID constitui um espaço formativo relevante para a valorização da docência e para a qualificação do processo de ensinar e aprender na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Rita de Cássia Barbosa da Silva Lemos.pdf716,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons