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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65475
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Título: | Trilha da Formiguinha: abordagem lúdica de Educação Alimentar e Nutricional para avaliação das preferências alimentares de crianças da Educação Infantil em Vitória de Santo Antão – PE |
Autor(es): | SILVA, Nathália Virgínia Lira |
Palavras-chave: | Educação alimentar e nutricional; Ludicidade; Nutrição Infantil |
Data do documento: | 15-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Nathalia Virginia Lira. Trilha da Formiguinha: abordagem lúdica de Educação Alimentar e Nutricional para avaliação das preferências alimentares de crianças da Educação Infantil em Vitória de Santo Antão- PE. 2025. 45 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | Este estudo analisa a eficácia da Trilha da Formiguinha como ferramenta lúdica e diagnóstica na promoção de escolhas alimentares saudáveis em crianças da Educação Infantil. O trabalho parte do princípio de que a formação de hábitos alimentares na infância exige metodologias adequadas ao estágio de desenvolvimento infantil, sendo a ludicidade um recurso fundamental para tornar o processo educativo mais envolvente e significativo. Diante disso, o estudo objetiva analisar a eficácia da Trilha da Formiguinha como ferramenta lúdica para avaliar as preferências alimentares e, por meio da Educação Alimentar e Nutricional, promover escolhas mais saudáveis entre crianças de 2 a 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com caráter interventivo, desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil no município de Vitória de Santo Antão – PE, com crianças de 2 a 5 anos. O trabalho organiza-se em três etapas: diagnóstico inicial, intervenção educativa e avaliação final. Na primeira etapa, aplicou-se a Trilha da Formiguinha com o intuito de identificar as preferências alimentares das crianças. Posteriormente, uma sequência de atividades lúdicas foram executadas, como o Jogo de Placas, Semáforo dos Alimentos, Hora de Colorir o Semáforo, Conhecendo o Alface e Oficina Culinária, que visa promover o reconhecimento dos alimentos, explicar o grau de processamento e incentivar a aceitação de alimentos menos consumidos. Por fim, aplicou-se a Trilha da Formiguinha para avaliar as possíveis mudanças nas escolhas alimentares após as intervenções. Os resultados apontaram que, na aplicação inicial da trilha, as crianças apresentam preferência por alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, doces e salgadinhos, enquanto alimentos in natura, como frutas, verduras, arroz e feijão, receberam baixa aceitação. Após a realização das atividades lúdicas, observou-se uma mudança positiva no comportamento alimentar, com aumento na seleção de alimentos saudáveis. Embora as análises estatísticas (valores de p) não tenha indicado significância, a avaliação qualitativa evidencia avanços no reconhecimento e aceitação desses alimentos. As atividades práticas, como a Oficina Culinária, demonstram ser as mais eficazes em despertar o interesse das crianças, ao permitir que elas participem ativamente do preparo e degustação dos alimentos. O estudo conclui que a Trilha da Formiguinha se apresenta como uma metodologia viável, de fácil execução e baixo custo, capaz de integrar ludicidade e educação nutricional de forma eficaz. A aplicação das atividades lúdicas proporciona um ambiente de aprendizagem mais acessível e prazeroso, favorecendo a construção de conhecimentos e atitudes que contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65475 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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