Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, André Mendes-
dc.contributor.authorSILVA, Dayane Candida da-
dc.contributor.authorPAULO, Zameika Barbosa-
dc.date.accessioned2025-08-26T21:05:34Z-
dc.date.available2025-08-26T21:05:34Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, D. C.; PAULO, Z. B.; SALLES, A. Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484-
dc.description.abstractEste trabalho analisa os potenciais e limites pedagógicos dos livros paradidáticos infanto juvenis com temáticas antirracistas, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023. Os livros paradidáticos são apresentados como ferramentas didático-pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação antirracista, capaz de valorizar identidades negras, fomentar o pensamento crítico e refletir sobre a diversidade cultural. A pesquisa realiza uma análise empírica de obras selecionadas pelo PNLD, presentes no acervo literário digital, investigando suas narrativas e representações para mapear estereótipos, discutir a construção de identidades positivas e avaliar seu papel no combate ao racismo. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Bell Hooks, o estudo destaca a importância da ludicidade na abordagem antirracista e reforça a necessidade de práticas transformadoras que celebrem a diversidade. O trabalho contribui para o avanço de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, alinhada aos desafios e demandas da sociedade brasileira.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAcervospt_BR
dc.subjectRelações étnico-racial na educaçãopt_BR
dc.titleDo lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486927Z4&tokenCaptchar=0cAFcWeA67rjmuSkc4sI03On2ryVGGU2QMgDEtszgTsBsFkb7zNQkNRTbliN4JFuMx1TdlCI2XvX_Zf0womRA_g1yS3aFN1d20QmTJqGv-Rgl0DS-fcoouA6F6Cih1ZHPdx96P3oWf26f2dzLmdjjhA7T91o9q8ddOJ6vgT303qwrS4_vQUL2wxIOTAwJRYzTKXDdAexvvSahPp81smC99jpZUE75XJzxpCq4WST-wmAPEH2vZaPbA4FHyEJ7XeOSVaZ6XXRq58EoGf2zvzxmHgbX_lBGJYs2GNcDLNmPOtksTkRmsCcyhzVUnce2dP6g7Cw1DN27FS2jJRZYH1vkwjjihGnNkQyImiMAM3YzzVSXMPrL74QD3uvW5jXgjcw3tY_RU3uOjWbZ3H7bUKBD00iBI66ODBOWnPcr8oqUJE6wDBw5tSO6GBkTLGh2qS0slp9kSx4TCF-w0Bmt6XGieQ-Fe7UHGM32perk9UHhKq2WhMrsvi8HsUEKJAy8zPSL28HtlbIkTYVpMSfTWzyDZTIiDldetI7DjrzHqbqOcT0mqXcnZu90oXS_LYjc5zysicMX9Yr0AMfHtMVp65tFjYUe7DbrU98RnWWWu-JTU2XigBsI4XEdVQnDs-0BMJV_pXe6qzdr4hB0glpJZcAW1oaubmts6menR5oRRk8idpY8kKAM7vgv-H8TkT3GqVPPhsFjTw-CjA-XCnkCxER1_D_jXqsyNVWJt3CVr7y_uDDIX-FgVEWjJc6uTrulOtGXT9jOOZluDXxtH_u0t0PpTgK8YwiS227L80pNCFx7TGcWkBXyq4hSTrkqktWxlDT--ATDpdf7j2O9f0mLQKmrXh6y2_R4iJ7RkqApt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons