Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, André Mendes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dayane Candida da | - |
dc.contributor.author | PAULO, Zameika Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T21:05:34Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T21:05:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. C.; PAULO, Z. B.; SALLES, A. Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa os potenciais e limites pedagógicos dos livros paradidáticos infanto juvenis com temáticas antirracistas, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023. Os livros paradidáticos são apresentados como ferramentas didático-pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação antirracista, capaz de valorizar identidades negras, fomentar o pensamento crítico e refletir sobre a diversidade cultural. A pesquisa realiza uma análise empírica de obras selecionadas pelo PNLD, presentes no acervo literário digital, investigando suas narrativas e representações para mapear estereótipos, discutir a construção de identidades positivas e avaliar seu papel no combate ao racismo. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Bell Hooks, o estudo destaca a importância da ludicidade na abordagem antirracista e reforça a necessidade de práticas transformadoras que celebrem a diversidade. O trabalho contribui para o avanço de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, alinhada aos desafios e demandas da sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Acervos | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-racial na educação | pt_BR |
dc.title | Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486927Z4&tokenCaptchar=0cAFcWeA67rjmuSkc4sI03On2ryVGGU2QMgDEtszgTsBsFkb7zNQkNRTbliN4JFuMx1TdlCI2XvX_Zf0womRA_g1yS3aFN1d20QmTJqGv-Rgl0DS-fcoouA6F6Cih1ZHPdx96P3oWf26f2dzLmdjjhA7T91o9q8ddOJ6vgT303qwrS4_vQUL2wxIOTAwJRYzTKXDdAexvvSahPp81smC99jpZUE75XJzxpCq4WST-wmAPEH2vZaPbA4FHyEJ7XeOSVaZ6XXRq58EoGf2zvzxmHgbX_lBGJYs2GNcDLNmPOtksTkRmsCcyhzVUnce2dP6g7Cw1DN27FS2jJRZYH1vkwjjihGnNkQyImiMAM3YzzVSXMPrL74QD3uvW5jXgjcw3tY_RU3uOjWbZ3H7bUKBD00iBI66ODBOWnPcr8oqUJE6wDBw5tSO6GBkTLGh2qS0slp9kSx4TCF-w0Bmt6XGieQ-Fe7UHGM32perk9UHhKq2WhMrsvi8HsUEKJAy8zPSL28HtlbIkTYVpMSfTWzyDZTIiDldetI7DjrzHqbqOcT0mqXcnZu90oXS_LYjc5zysicMX9Yr0AMfHtMVp65tFjYUe7DbrU98RnWWWu-JTU2XigBsI4XEdVQnDs-0BMJV_pXe6qzdr4hB0glpJZcAW1oaubmts6menR5oRRk8idpY8kKAM7vgv-H8TkT3GqVPPhsFjTw-CjA-XCnkCxER1_D_jXqsyNVWJt3CVr7y_uDDIX-FgVEWjJc6uTrulOtGXT9jOOZluDXxtH_u0t0PpTgK8YwiS227L80pNCFx7TGcWkBXyq4hSTrkqktWxlDT--ATDpdf7j2O9f0mLQKmrXh6y2_R4iJ7RkqA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons