Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484
Share on
Title: | Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023 |
Authors: | SILVA, Dayane Candida da PAULO, Zameika Barbosa |
Keywords: | Educação antirracista; Acervos; Relações étnico-racial na educação |
Issue Date: | 23-Jun-2025 |
Citation: | SILVA, D. C.; PAULO, Z. B.; SALLES, A. Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho analisa os potenciais e limites pedagógicos dos livros paradidáticos infanto juvenis com temáticas antirracistas, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023. Os livros paradidáticos são apresentados como ferramentas didático-pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação antirracista, capaz de valorizar identidades negras, fomentar o pensamento crítico e refletir sobre a diversidade cultural. A pesquisa realiza uma análise empírica de obras selecionadas pelo PNLD, presentes no acervo literário digital, investigando suas narrativas e representações para mapear estereótipos, discutir a construção de identidades positivas e avaliar seu papel no combate ao racismo. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Bell Hooks, o estudo destaca a importância da ludicidade na abordagem antirracista e reforça a necessidade de práticas transformadoras que celebrem a diversidade. O trabalho contribui para o avanço de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, alinhada aos desafios e demandas da sociedade brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License