Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484

Share on

Title: Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023
Authors: SILVA, Dayane Candida da
PAULO, Zameika Barbosa
Keywords: Educação antirracista; Acervos; Relações étnico-racial na educação
Issue Date: 23-Jun-2025
Citation: SILVA, D. C.; PAULO, Z. B.; SALLES, A. Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa os potenciais e limites pedagógicos dos livros paradidáticos infanto juvenis com temáticas antirracistas, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023. Os livros paradidáticos são apresentados como ferramentas didático-pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação antirracista, capaz de valorizar identidades negras, fomentar o pensamento crítico e refletir sobre a diversidade cultural. A pesquisa realiza uma análise empírica de obras selecionadas pelo PNLD, presentes no acervo literário digital, investigando suas narrativas e representações para mapear estereótipos, discutir a construção de identidades positivas e avaliar seu papel no combate ao racismo. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Bell Hooks, o estudo destaca a importância da ludicidade na abordagem antirracista e reforça a necessidade de práticas transformadoras que celebrem a diversidade. O trabalho contribui para o avanço de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, alinhada aos desafios e demandas da sociedade brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons