Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65522
Share on
Title: | A TRAJETÓRIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM ARTÍSTICA E A SISTEMATIZAÇÃO DO BALLET CLÁSSICO AO LONGO DA HISTÓRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
Authors: | SILVA, ANA CAROLINA SOUZA DA |
Keywords: | Histórico; Dança; Ballet. |
Issue Date: | 7-Aug-2025 |
Citation: | SILVA, Ana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Introdução: A dança acompanha a trajetória da humanidade desde os períodos mais remotos, sendo objeto de múltiplas interpretações ao longo da história. Sua presença é registrada em diferentes culturas e momentos históricos, revelando-se não apenas como forma de expressão corporal, mas também como manifestação simbólica, espiritual e social. Objetivo: Analisar a literatura acerca da trajetória da dança enquanto linguagem artística e sua sistematização ao longo da história. Especificamente, buscou-se investigar os métodos de ensino sistematizados e formação técnica precoce no ballet clássico. Métodos: Esta pesquisa configura-se como uma revisão integrativa da literatura. A investigação foi conduzida em duas etapas: 1) por meio de buscas em bibliotecas físicas, ou leitura de textos pertinentes relativos aos aspectos históricos da dança; 2) por meio de busca criteriosa nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico (Google Scholar). Para a realização das buscas, foram empregados os descritores “dança” (dance), “histórico da dança” (history of dance), “balé” (ballet), “infância” (infancy), “crianças” (children), e empregado o operador booleano “AND”. Resultados: Considerando a busca realizada em duas etapas, a primeira delas localizou e incluiu 9 livros e textos sobre a temática. A segunda etapa de busca, realizada de maneira criteriosa com o uso dos descritores previamente definidos, resultou na análise na íntegra de 6 artigos, os quais mostraram, de maneira consistente, que a dança, sobretudo o ballet clássico, concilia tradição e rigor técnico com sua essência como linguagem expressiva, que deve ser acessível e acolhedora. Conclusão: Pode-se observar que a história da dança revela muito mais do que a simples evolução dos estilos e técnicas ao longo do tempo; ela evidencia a transformação das relações entre o ser humano, seu corpo e o contexto social em que está inserido. E que, especialmente o ballet clássico, precisa ser compreendido em sua dualidade: ao mesmo tempo em que representa tradição, disciplina e refinamento técnico, também deve preservar sua essência como linguagem expressiva, corporal e inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65522 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA.pdf | 499,41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License