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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Tyelle-
dc.date.accessioned2025-08-27T21:00:02Z-
dc.date.available2025-08-27T21:00:02Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Tyelle. Maternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65523-
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar os desafios cotidianos enfrentados pelas mulheres-mães -estudantes do curso de Pedagogia no Campus do Agreste, com foco na conciliação entre maternidade e vida acadêmica, focado nas alunas da graduação de Pedagogia. O trabalho apoia-se na abordagem qualitativa, a partir das entrevistas narrativas, com mulheres-mães-estudantes do Curso de Pedagogia. A Análise de Conteúdo possibilita a identificação e interpretação dos dados produzidos na pesquisa. A análise sinaliza para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres-mães-estudantes, como: a exaustão mental, falta de tempo para os estudos, conflitos emocionais e falta de informação e apoio da instituição de ensino. Neste contexto de desafios surgem as potencialidades mobilizadas pelas mulheres-mães-estudantes, que se organizam em redes de apoio, encontram em si e no coletivo forças para alcançar seus objetivos; como também, libertam-se por meio da educação, visando, sobretudo, a qualidade de vida das suas filhas e filhos. A pesquisa traz consigo a importância de políticas institucionais de gênero: como a flexibilização acadêmica, espaços de acolhimento e suporte adequado para as mulheres-mães-estudantes; assim como, melhores instruções e funcionamento das políticas existentes. Apesar de demonstrarem resistência e determinação, as mulheres-mães-estudantes enfrentam barreiras estruturais e simbólicas que impactam sua permanência e formação. A análise aponta para a necessidade de repensar as práticas e políticas das instituições de ensino superior, incorporando medidas efetivas de acolhimento e suporte à maternança como estratégia para garantir o direito à educação e a equidade de gênero no espaço acadêmico.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectdesafios e potencialidadespt_BR
dc.titleMaternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=492070B5105885F04B3C19E0FC777AE5#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.description.abstractxThe presente article seeks to investigate the daily challenges faced by student mothers in the pedagogy program at the Agreste campus, focusing on the Reconciliation between motherhood and academic life, specifically targeting the undergraduate students in pedagogy. The paper is based on a qualitative approach, through narrative interviews with female students of the education course. The content analysis allows the identification and interpretation of the data produced in the research. The analysis indicates the difficulties faced by female students, such as: mental exhaustion, lack of time for studies, emotional conflicts, lack of information and support from the educational institution. In this context of challenges, the potentials mobilized by the students emerge, who organize themselves in support networks, find in themselves and in the collective the strength to achieve their goals; they also liberate themselves through education, aiming, above all, for the quality of life of their daughters and sons. The research highlights the importance of institutional gender policies such as: academic flexibility, welcoming spaces, and adequate support for student mothers; as well as better instructions and functioning of existing policies. Despite demonstrating resistance and determination, students face structural and symbolic barriers that impact their retention and education. The analysis points to the need to rethink the practices and policies of higher education institutions, incorporating effective measures of support and assistance for motherhood as a strategy to ensure the right to education and gender equity in the academic space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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