Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65523

Compartilhe esta página

Título: Maternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste.
Autor(es): SILVA, Fernanda Tyelle
Palavras-chave: Maternidade; Ensino superior; desafios e potencialidades
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SILVA, Fernanda Tyelle. Maternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho busca investigar os desafios cotidianos enfrentados pelas mulheres-mães -estudantes do curso de Pedagogia no Campus do Agreste, com foco na conciliação entre maternidade e vida acadêmica, focado nas alunas da graduação de Pedagogia. O trabalho apoia-se na abordagem qualitativa, a partir das entrevistas narrativas, com mulheres-mães-estudantes do Curso de Pedagogia. A Análise de Conteúdo possibilita a identificação e interpretação dos dados produzidos na pesquisa. A análise sinaliza para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres-mães-estudantes, como: a exaustão mental, falta de tempo para os estudos, conflitos emocionais e falta de informação e apoio da instituição de ensino. Neste contexto de desafios surgem as potencialidades mobilizadas pelas mulheres-mães-estudantes, que se organizam em redes de apoio, encontram em si e no coletivo forças para alcançar seus objetivos; como também, libertam-se por meio da educação, visando, sobretudo, a qualidade de vida das suas filhas e filhos. A pesquisa traz consigo a importância de políticas institucionais de gênero: como a flexibilização acadêmica, espaços de acolhimento e suporte adequado para as mulheres-mães-estudantes; assim como, melhores instruções e funcionamento das políticas existentes. Apesar de demonstrarem resistência e determinação, as mulheres-mães-estudantes enfrentam barreiras estruturais e simbólicas que impactam sua permanência e formação. A análise aponta para a necessidade de repensar as práticas e políticas das instituições de ensino superior, incorporando medidas efetivas de acolhimento e suporte à maternança como estratégia para garantir o direito à educação e a equidade de gênero no espaço acadêmico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65523
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fernanda Tyelle Silva.pdf483,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons