Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548

Compartilhe esta página

Título: A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista
Autor(es): SILVA, Robson Santana da
Palavras-chave: Geografia; Literatura; Ensino
Data do documento: 5-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Robson Santana da. A literatura como ferramenta para o ensino de geografia : um olhar através da abordagem humanista. Dissertação (Mestrado Ensino de Geografia em rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho propõe um diálogo entre Geografia e Literatura, utilizando o lugar como ferramenta conceitual para esta aproximação. Neste trabalho o conceito de lugar é discutido como elemento introdutório, porém necessário para o estudo/ ensino dos demais conceitos geográficos, bem como de temas como: êxodo rural/ migração e seus impactos na urbanização. Deste modo, tanto o conceito em questão como os referidos temas, foram discutidos em duas obras da Literatura brasileira: Vidas Secas de Graciliano Ramos e Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Estas duas obras foram analisadas de forma complementar, tendo em vista a possibilidade de diálogo entre seus respectivos enredos. Todo este processo foi fundamentado pela corrente humanista em diálogo com a Geografia crítica. Por fim, através do percurso metodológico deste trabalho, sugere-se algumas atividades que podem ser postas em prática em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65548
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Santana da Silva.PDF2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons