Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mário Rodrigues dos-
dc.contributor.authorANDRADE, Jaciane Jayra de-
dc.date.accessioned2025-08-29T11:43:58Z-
dc.date.available2025-08-29T11:43:58Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Jaciane Jayra de. Avaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA. 2025. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço educacional ofertado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Caruaru, por meio do modelo SERVPERF. O estudo considerou cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados apontaram fragilidades especialmente nas dimensões relacionais — empatia, responsividade e confiabilidade —, evidenciando a necessidade de melhorias no atendimento e na interação com os alunos. A pesquisa destaca como implicação gerencial a importância da formação continuada dos profissionais da educação, especialmente em competências socioemocionais, e da adoção de práticas de escuta ativa dos estudantes. Além disso, defende-se a integração da avaliação da qualidade percebida ao planejamento pedagógico e administrativo, com foco não apenas em indicadores técnicos, mas também em aspectos éticos e sociais. O modelo SERVPERF demonstrou-se eficaz como ferramenta de apoio à gestão escolar, ao orientar ações voltadas à inclusão, à permanência e ao sucesso escolar dos alunos da EJA.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.subjectSERVPERFpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3557303189888297pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to evaluate the quality of educational services provided to Youth and Adult Education (EJA) students at a public school in Caruaru, using the SERVPERF model. The research focused on five service quality dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, assurance, and empathy. Results revealed weaknesses particularly in relational dimensions — empathy, responsiveness, and reliability — highlighting the need to improve service delivery and interaction with students. As managerial implications, the study emphasizes the importance of ongoing training for educators, especially in socioemotional skills, and the adoption of active listening practices. It also supports the integration of perceived quality assessment into both pedagogical and administrative planning, going beyond technical indicators to include ethical and social considerations. The SERVPERF model proved to be an effective tool to support school management and promote inclusion, student retention, and academic success.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jaciane Jayra de Andrade.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons