Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569
Share on
Title: | Avaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA. |
Authors: | ANDRADE, Jaciane Jayra de |
Keywords: | Qualidade do serviço; SERVPERF; Gestão Escolar; Educação de Jovens e Adultos |
Issue Date: | 13-Aug-2025 |
Citation: | ANDRADE, Jaciane Jayra de. Avaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA. 2025. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço educacional ofertado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Caruaru, por meio do modelo SERVPERF. O estudo considerou cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados apontaram fragilidades especialmente nas dimensões relacionais — empatia, responsividade e confiabilidade —, evidenciando a necessidade de melhorias no atendimento e na interação com os alunos. A pesquisa destaca como implicação gerencial a importância da formação continuada dos profissionais da educação, especialmente em competências socioemocionais, e da adoção de práticas de escuta ativa dos estudantes. Além disso, defende-se a integração da avaliação da qualidade percebida ao planejamento pedagógico e administrativo, com foco não apenas em indicadores técnicos, mas também em aspectos éticos e sociais. O modelo SERVPERF demonstrou-se eficaz como ferramenta de apoio à gestão escolar, ao orientar ações voltadas à inclusão, à permanência e ao sucesso escolar dos alunos da EJA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569 |
Appears in Collections: | TCC - Administração - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaciane Jayra de Andrade.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License