Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65578
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Maria Luiza Macedo Xavier de | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Enza Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:53Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T12:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Enza Barbosa. A escola como lugar : estudo das relações entre os espaços dos edifícios escolares e as práticas pedagógicas no município do Crato/CE. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65578 | - |
dc.description | FREITAS, Maria Luiza Macedo Xavier de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FREITAS, Malu. | pt_BR |
dc.description.abstract | É na escola que são construídos para além do conhecimento, a identidade e a memória, desenvolvendo a autonomia e a sociabilidade a partir de práticas pedagógicas, que podem ou não impactar e/ou ter relação nos / com os espaços do edifício escolar. Nessa relação entre estas práticas pedagógicas, as quais mudam conforme as transformações da sociedade, e a arquitetura escolar, que por ser um elemento físico construído, logo concreto, não tem a capacidade de acompanhar tais mudanças na mesma intensidade, que se pauta a presente dissertação de mestrado. O edifício escolar pode desempenhar papel significativo na construção da coletividade e da imaginação – da ludicidade -, especialmente para as crianças do ensino fundamental. Depois da casa da família, é nele onde são firmadas relações importantes da criança. Desse modo, arquitetura escolar e práticas pedagógicas é o par posto em debate na busca de possíveis relações que possam transformar o espaço escolar em um lugar. Tem como estudos de caso o entendimento das conformações e das práticas pedagógicas postas em ação nas escolas que atendem ao ensino fundamental I, geridas pela municipalidade do Crato, município localizado na Região Metropolitana do Cariri Cearense, que passaram por reformas significativas em anos recentes. Para chegar à análise da interação de tal par, busca-se primeiro compreender os conceitos de espaço e lugar, bem como as diretrizes projetuais mobilizados na produção da arquitetura escolar, a partir de uma revisão bibliográfica conceitual. Investigar, também, em segundo momento, a produção da arquitetura escolar ao longo do tempo, para entender as diferentes proposições espaciais, sobretudo no último século no Brasil, bem como nas questões imbricadas na produção de tais equipamentos públicos no município do Crato. Compreender as relações entre arquitetura escolar e pedagogia, a partir das ideias pedagógicas no Brasil e no estado do Ceará é o terceiro momento. Por fim, verificar as relações entre o espaço construído e as práticas pedagógicas adotadas nas três escolas estudadas é o quarto momento. Aqui, os procedimentos metodológicos da pesquisa são de caráter qualitativo, através da pesquisa bibliográfica, e fundamenta-se ainda na pesquisa de campo, com a utilização de instrumentos para coleta de dados tais como o diário de campo e a observação sistemática, nas escolas selecionadas. A análise do recorte investigado, junto com a revisão bibliográfica, permitiu construir o repertório para responder à questão sobre as relações estabelecidas entre o espaço dos edifícios escolares e as práticas pedagógicas nas escolas investigadas. Com isso, foi possível compreender o arcabouço envolvendo arquitetura e pedagogia e a sua relação intrínseca, visto que os espaços escolares devem estar em consonância com as práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Espaço do edifício escolar | pt_BR |
dc.subject | Lugar | pt_BR |
dc.subject | Crato/CE | pt_BR |
dc.title | A escola como lugar : estudo das relações entre os espaços dos edifícios escolares e as práticas pedagógicas no município do Crato/CE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9471831593001757 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1058326434901817 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school is a fundamental environment where, alongside knowledge acquisition, students construct their identity and memory, developing autonomy and sociability. These developments are shaped by pedagogical practices that interact with the physical spaces of the school building. This master's dissertation investigates the tension between evolving pedagogical practices, which adapt to societal transformations, and school architecture, which, as a static physical entity, often struggles to keep pace with these changes. For elementary school children in particular, the school building plays a pivotal role in fostering a sense of community, imagination, and playfulness. Second only to the family home, it is the primary setting where children forge significant social relationships. Thus, this study examines the interplay between school architecture and pedagogical practices, exploring how their alignment can transform the school from a mere physical 'space' into a meaningful 'place'. The research is grounded in case studies of municipal elementary schools (Ensino Fundamental I) in Crato, a city in the Cariri Metropolitan Region of Ceará, which have recently undergone significant architectural reforms. The methodology unfolds in four stages: first, a conceptual bibliographic review to define 'space' and 'place' and to identify key design guidelines for school architecture. Second, an investigation into the historical evolution of school architecture in Brazil, with a specific focus on the municipality of Crato. Third, an analysis of the relationship between pedagogical ideals and architectural form in Brazil and the state of Ceará. Finally, an examination of the connections between the built environment and the pedagogical practices adopted in the three case-study schools. This study employs a qualitative methodology, combining a comprehensive literature review with field research. Data collection instruments include a field diary and systematic observation within the selected schools. The analysis of the case studies, informed by the literature review, provides the foundation for addressing the central research question. The findings illuminate the intrinsic relationship between architecture and pedagogy, concluding that for an educational environment to be effective, its physical spaces must be consonant with its pedagogical practices. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Enza Barbosa Martins.pdf | 6,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons