Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65596

Compartilhe esta página

Título: Comparação de parâmetros biológicos em ambiente domiciliar e em centro de treinamento durante a fase preparatória de paratletas de vôlei sentado para os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024
Autor(es): GUEDES, Ingrid Vitória Barnabé da Silva
Palavras-chave: Dispositivos Vestíveis; Paratletas; Monitorização Fisiológica
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: GUEDES, Ingrid Vitória Barnabé da Silva. Comparação de parâmetros biológicos em ambiente domiciliar e em centro de treinamento durante a fase preparatória de paratletas de vôlei sentado para os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. 2025. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar os parâmetros biológicos de paratletas de vôlei sentado em ambiente domiciliar e durante concentração em Centro de treinamento durante a fase preparatória das Paralimpíadas de Paris realizadas em 2024. Os dados foram obtidos através de tecnologia vestível do tipo Smartwatch, modelo Garmin Forerunner 245® e RX de dupla energia ou Dual-Energy X-ray Absorptiometry (DXA), GE Healthcare®, Lunar Prodigy Advance. A amostra foi composta por 12 atletas da seleção brasileira feminina de vôlei sentado que foram monitoradas pelo smartwatch durante os 90 dias que antecederam as Paralímpiadas de Paris em 2024. Os parâmetros registrados foram a frequência cardíaca mínima (FCMIN) e máxima (FCMAX), frequência cardíaca média durante o treino, calorias em repouso, ativas e totais, body battery, nível de estresse diário (ED) e a composição corporal. Os resultados demonstraram que no centro de treinamento, as atletas tiveram valores significativamente mais altos de FCMAX (135 ± 10,7 bpm) e de calorias totais, em comparação ao ambiente domiciliar (p < 0,05) e foram identificadas correlações diretamente proporcionais entre o estresse diário e energia corporal (r= 0,66; p=0,02). Dessa forma foi possível observar maior gasto energético no Centro de Treinamento, relacionado à intensidade dos treinos, correlação inversa entre recuperação energética e estresse fisiológico e associações positivas entre gasto calórico total e massa magra, e entre gasto calórico e massa gorda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65596
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc ingrid repositorio final.pdf
  Item embargado até 2026-08-30
214,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons