Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65627
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Cacilda Soares de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Adryelle Camilla Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:44Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T12:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Adryelle Camilla Silva de. A relevância do registro no CRC para o exercício legal e ético da profissão contábil: uma pesquisa da percepção dos alunos concluintes do curso de bacharelado em ciências contábeis da UFPE no período 2025.1. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65627 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo pesquisar a percepção dos alunos concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período 2025.1, acerca da relevância do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para o exercício legal e ético da profissão contábil. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, por amostragem não probabilística por acessibilidade, com método indutivo, pois partiu de dados específicos para se chegar a conclusões gerais, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado aplicado por meio da plataforma Google Forms, onde a análise dos dados obtidos se deu de forma quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 36 estudantes do curso que estão regularmente matriculados no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso, estes representam 31,58% da população analisada. A análise dos dados revelou que mais de 50% dos participantes da pesquisa reconhecem a importância do registro no CRC para garantir a legalidade do exercício profissional, preservar a credibilidade da classe contábil e contribuir para a valorização da profissão. Entretanto, as respostas abertas evidenciaram a desconfiança de alguns estudantes quanto aos benefícios práticos do registro, afirmando que sua obrigatoriedade se sobrepõe à percepção de sua utilidade real. Esse contraste sugere tanto um reconhecimento institucional da relevância do CRC quanto uma necessidade de maior aproximação entre o Conselho e os futuros profissionais de contabilidade. Conclui-se que os objetivos estabelecidos foram atingidos e que a pesquisa contribui para entender o nível de conscientização dos futuros contadores sobre a obrigatoriedade e os benefícios do registro no CRC. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Registro | pt_BR |
dc.subject | CRC | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Exercício legal | pt_BR |
dc.subject | Alunos concluintes | pt_BR |
dc.title | A relevância do registro no CRC para o exercício legal e ético da profissão contábil: uma pesquisa da percepção dos alunos concluintes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da UFPE no período 2025.1 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552411299073876 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to assess the perceptions of students graduating from the Bachelor's Degree in Accounting at the Federal University of Pernambuco (UFPE) in 2025 regarding the relevance of registration with the Regional Accounting Council (CRC) for the legal and ethical practice of the accounting profession. To this end, an exploratory and descriptive study was conducted using non-probability accessibility sampling. The inductive method used a structured questionnaire administered via Google Forms as the data collection tool. The data were analyzed quantitatively and qualitatively. The sample consisted of 36 students enrolled in the Final Project course component, representing 31.58% of the study population. Data analysis revealed that over 50% of survey participants recognize the importance of registering with the CRC to ensure the legality of professional practice, preserve the credibility of the accounting profession, and contribute to the profession's recognition. However, open-ended responses revealed some students' distrust of the practical benefits of registration, stating that its mandatory nature outweighs their perception of its actual usefulness. This contrast suggests both institutional recognition of the CRC's relevance and a need for closer ties between the Council and future accounting professionals. The conclusion is that the established objectives were achieved and that the survey contributes to understanding future accountants' awareness of the mandatory nature and benefits of CRC registration. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRYELLE CAMILLA SILVA DE LIMA.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons