Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65638

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFROTA, Isabella Leitão Neves-
dc.contributor.authorFREIRE, Eric Johnson Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:38Z-
dc.date.available2025-09-01T13:09:38Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.date.submitted2025-08-01-
dc.identifier.citationFREIRE, Eric Jonhson Oliveira. A tecnologia digital como aliada da educação financeira: estudo dos impactos da era digital na vida financeira de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Administração – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65638-
dc.description.abstractEste estudo analisa como a tecnologia digital pode atuar como aliada na promoção da educação financeira, especialmente entre jovens e adultos, à luz das transformações da era digital. Com abordagem quantitativa, descritiva e documental, a pesquisa fundamenta-se em dados secundários obtidos de fontes oficiais como IBGE, Banco Central, CNDL e SPC Brasil, visando compreender a relação entre o uso de tecnologias financeiras e indicadores de saúde financeira. Os resultados indicam que, embora a digitalização tenha ampliado o acesso a ferramentas de controle financeiro e conteúdo educativo, ainda persistem desafios como a infoxicação, os riscos de fraude digital e a exclusão tecnológica, sobretudo entre adultos com baixa escolaridade. Verificou-se que a apropriação tecnológica varia entre gerações, sendo mais fluida entre jovens, mas nem sempre acompanhada de letramento financeiro. Conclui-se que a tecnologia, quando mediada por estratégias educacionais críticas e inclusivas, pode potencializar a autonomia financeira e contribuir para a redução das desigualdades sociais.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectSaúde financeirapt_BR
dc.subjectInfoxicaçãopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleA tecnologia digital como aliada da educação financeira: estudo dos impactos da era digital na vida financeira de jovens e adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7677504541535236pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes how digital technology can serve as an ally in promoting financial education, especially among young and adult populations, in the context of digital era transformations. Using a quantitative, descriptive, and documentary approach, the research is based on secondary data from official sources such as IBGE, the Central Bank of Brazil, CNDL, and SPC Brasil, aiming to understand the relationship between the use of digital financial technologies and indicators of financial well-being. The findings indicate that although digitalization has expanded access to financial management tools and educational content, challenges such as information overload, digital fraud risks, and technological exclusion persist, particularly among adults with lower levels of education. It was observed that technological appropriation varies across generations, being more fluid among younger individuals, but not always accompanied by financial literacy. It is concluded that technology, when mediated by critical and inclusive educational strategies, can enhance financial autonomy and contribute to reducing social inequalities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA - NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ERIC JOHNSON OLIVEIRA FREIRE - REVISADO.pdfTCC FINAL REVISADO564,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons