Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65653

Compartilhe esta página

Título: Padrões de deposição e captação de pólen e escolha de flores mediada por polinizadores em Senna aversiflora (Herb.) H.S. Irwin & Barneby
Autor(es): SILVA, Charlane Moura da
Palavras-chave: Polinização por vibração; Flor de pólen; Interações inseto-planta; Simulação de visitas
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Charlane Moura da. Padrões de deposição e captação de pólen e escolha de flores mediada por polinizadores em Senna aversiflora (Herb.) H.S. Irwin & Barneby. 2023. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O gênero Senna Mill. (Fabaceae) possui flores enantiostílicas, polimorfismo afetado pela variação e covariação fenotípica intraespecífica, influenciando tanto a atração como o encaixe morfológico das abelhas polinizadoras durante a coleta de pólen. Nesta Dissertação, organizada em dois capítulos, buscamos analisar efeitos da enantiostilia usando como modelo Senna aversiflora (Herb.) H.S. Irwin & Barneby, espécie enantiostílica monomórfica. No primeiro capítulo analisamos i) a relação das dimensões das estruturas reprodutivas com a quantidade de pólen ofertada e ii) o efeito do polimorfismo floral na atração dos polinizadores, bem como sobre o sucesso reprodutivo, e no segundo capítulo investigamos a dinâmica de deposição e captação de pólen no corpo de diferentes visitantes florais. O trabalho de campo foi realizado na ReBio de Pedra Talhada-AL. Acessamos o fenótipo floral por meio de imagens digitais das pétalas, estames e gineceu de flores pré-ensacadas. Realizamos simulações de visitas utilizando modelos que reproduzem a morfologia corporal das abelhas polinizadoras e um sonicador para verificar a deposição e captação de pólen no corpo de diferentes abelhas. Monitoramos a frequência, o comportamento e a riqueza de abelhas visitantes. Espécies dos gêneros Xylocopa, Eulaema, Bombus e Centris foram consideradas polinizadores, apresentando comportamento de visita e coleta de pólen semelhante. Após as simulações, verificamos que os locais e amplitudes de deposição e captação de pólen podem variar, a depender da espécie do visitante, influenciados pelo ajuste morfológico e interação da abelha com a flor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65653
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Charlane Moura da Silva.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons