Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65673

Compartilhe esta página

Título: Proposta de sequência didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem sobre a divisão celular no Ensino Médio
Autor(es): JESUS, Thiago Guilherme Gonzaga Silva
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino de biologia; Metodologias ativas; Divisão celular
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: JESUS, Thiago Guilherme Gonzaga Silva. Proposta de sequência didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem sobre a divisão celular no Ensino Médio. 2025. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O ensino de Biologia enfrenta desafios devido ao predomínio de métodos tradicionais, que muitas vezes dificultam a participação ativa dos estudantes e a aplicação dos conceitos em situações reais. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e contextualizado, estimulando a autonomia dos alunos. Essa abordagem permite a construção do conhecimento por meio da investigação e da resolução de problemas, contribuindo para um aprendizado mais significativo e para a superação da defasagem educacional. Diante dessa realidade, esse trabalho teve objetivo propor o desenvolvimento e ilustração de uma sequência didática (SD) com base na metodologia ativa da ABP para o ensino e aprendizagem sobre o processo de divisão celular no Ensino Médio. Para tanto, como metodologia, foi utilizada a leitura de artigos científicos que corrobora com a temática proposta, delineando o estudo como uma pesquisa qualitativa-analitica, envolvendo a definição da questão norteadora, a pesquisa analitica na literatura sobre a aplicação da metodologia ABP no Ensino Médio e a elaboração e criação da SD. Como resultados, obtivemos a SD desenvolvida e ilustrada pelo Canva, na qual foi abordado o assunto de divisão celular, envolvendo a temática de mitose e meiose. Ademais, a SD é composta por 5 aulas, com duração média de 50 minutos cada aula, estruturada em tópico abordado na aula, objetivos, atividades a serem realizadas, utilização de metodologias e ferramentas e sugestões para as próximas aulas. Sendo assim, este trabalho corroborou com os estudos de Barrows (1960), Ludke e André (2001), Pozo (2002) Ventura (2007) e Barrett e Moore (2011) que enfatizam a importância e a introdução de metodologias ativas voltadas à metodologia ABP. Mediante a quebra de paradigmas conceituais, a ABP vem se destacando e tem ganhado espaço em diversas instituições de ensino, com o objetivo de abranger uma variedade de disciplinas. Por fim, a SD desenvolvida e proposta poderá servir para promover um ensino e aprendizagem significativos, que estimule reflexões e transformações na prática diária dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65673
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago Guilherme Gonzaga Silva Jesus (1).pdf
  Item embargado até 2026-09-02
5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons