Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65674

Compartilhe esta página

Título: COMPARAÇÃO ENTRE TENS E DIADINÂMICA NO MANEJO DA DOR EM PACIENTES COM SEQUELAS DA FEBRE CHIKUNGUNYA: UM ENSAIO CLÍNICO, DUPLO-CEGO E RANDOMIZADO
Autor(es): Azevedo, Artur Malheiros
Palavras-chave: Chikungunya; artralgia; eletroterapia; TENS; diadinâmica
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: AZEVEDO, Artur Malheiros de. COMPARAÇÃO ENTRE TENS E DIADINÂMICA NO MANEJO DA DOR EM PACIENTES COM SEQUELAS DA FEBRE CHIKUNGUNYA: UM ENSAIO CLÍNICO, DUPLO-CEGO E RANDOMIZADO. 2025. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Febre Chikungunya (FC) é uma infecção viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes, caracterizada por sintomas debilitantes como febre e intensas dores articulares. O vírus chegou às Américas em 2013, causando surtos significativos. Sem antiviral específico, o tratamento atual visa o alívio sintomático. Nesse contexto, a eletroterapia surge como alternativa para manejo da dor crônica. Objetivo: Avaliar a eficácia da corrente diadinâmica em comparação à corrente TENS no tratamento da artralgia em pacientes com sequelas da FC e seu impacto na qualidade de vida. Metodologia: Ensaio clínico randomizado, duplo cego, com 23 participantes diagnosticados com FC e artralgia em membros inferiores. Os participantes foram alocados por randomização simples. A coleta envolveu dois grupos experimentais para comparação, o Grupo Intervenção 1 (GI1) – indivíduos que receberam aplicação da corrente Diadinâmica e o Grupo Intervenção 2 (GI2) – Indivíduos que receberam aplicação da corrente TENS. Foram realizadas três sessões, com intervalo de 7 dias em cada sessão. Para avaliações dos desfechos foi utilizado o questionário de qualidade de vida (SF-36), Algometria e Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: Na comparação intergrupo houve alterações estatisticamente significativas na algometria, favorecendo o GI1. Ademais, foi realizado o teste de Friedman para analisar cada grupo e o GI1 teve valores significativos no quesito EVA e SF-36. Conclusão: A corrente diadinâmica mostrou melhores resultados na redução da dor e melhora da qualidade de vida em pacientes com sequelas da FC, mostrando-se uma opção terapêutica promissora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65674
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Artur Malheiros de Azevedo.pdf
  Item embargado até 2026-08-30
542,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons