Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUNA, Fábio Caparica de | - |
dc.contributor.author | NUNES, Lorenna Joanna Leal | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T11:58:58Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02T11:58:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-28 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Lorenna. Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Valo, um aplicativo de educação financeira voltado a jovens brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e hábitos financeiros mais conscientes. A pesquisa revelou que a maioria dos jovens carece de formação financeira estruturada e que fatores emocionais, culturais e comportamentais dificultam a gestão eficaz do dinheiro. O projeto seguiu os princípios do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Economia Comportamental, aplicando métodos como pesquisa de mesa, grupo focal, entrevistas, benchmarking, prototipagem e testes de usabilidade. O Valo reúne funcionalidades que combinam controle financeiro, trilhas educativas e estímulos comportamentais para facilitar o aprendizado e incentivar mudanças de comportamento. Os testes apontaram forte identificação dos usuários com a proposta, além de sugerirem melhorias na linguagem e na arquitetura da informação. O resultado é um protótipo validado conceitualmente, com potencial de impacto social positivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 90p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Design centrado no usuário | pt_BR |
dc.subject | Economia comportamental | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Experiência do Usuário | pt_BR |
dc.subject | Interface do Usuário | pt_BR |
dc.title | Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4246747812507546 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9670423228264102 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This project presents the development of Valo, a mobile application focused on financial education for young Brazilians, aiming to foster autonomy and more conscious financial habits. The research showed that most young people lack structured financial education and that emotional, cultural, and behavioral factors hinder effective money management. Guided by User-Centered Design (UCD) principles and Behavioral Economics, the project adopted methods such as desk research, focus groups, expert interviews, benchmarking, prototyping, and usability testing. Valo combines financial control features, educational tracks, and behavioral nudges to simplify learning and drive behavior change. Usability tests indicated strong user identification with the product and highlighted opportunities for improvement in language and information architecture. The outcome is a conceptually validated prototype with potential for positive social impact. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCLorenna Joanna Leal Nunes.docx.pdf | 24,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons