Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Fábio Caparica de-
dc.contributor.authorNUNES, Lorenna Joanna Leal-
dc.date.accessioned2025-09-02T11:58:58Z-
dc.date.available2025-09-02T11:58:58Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-08-28-
dc.identifier.citationNUNES, Lorenna. Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento do Valo, um aplicativo de educação financeira voltado a jovens brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e hábitos financeiros mais conscientes. A pesquisa revelou que a maioria dos jovens carece de formação financeira estruturada e que fatores emocionais, culturais e comportamentais dificultam a gestão eficaz do dinheiro. O projeto seguiu os princípios do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Economia Comportamental, aplicando métodos como pesquisa de mesa, grupo focal, entrevistas, benchmarking, prototipagem e testes de usabilidade. O Valo reúne funcionalidades que combinam controle financeiro, trilhas educativas e estímulos comportamentais para facilitar o aprendizado e incentivar mudanças de comportamento. Os testes apontaram forte identificação dos usuários com a proposta, além de sugerirem melhorias na linguagem e na arquitetura da informação. O resultado é um protótipo validado conceitualmente, com potencial de impacto social positivo.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectExperiência do Usuáriopt_BR
dc.subjectInterface do Usuáriopt_BR
dc.titleValo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4246747812507546pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670423228264102pt_BR
dc.description.abstractxThis project presents the development of Valo, a mobile application focused on financial education for young Brazilians, aiming to foster autonomy and more conscious financial habits. The research showed that most young people lack structured financial education and that emotional, cultural, and behavioral factors hinder effective money management. Guided by User-Centered Design (UCD) principles and Behavioral Economics, the project adopted methods such as desk research, focus groups, expert interviews, benchmarking, prototyping, and usability testing. Valo combines financial control features, educational tracks, and behavioral nudges to simplify learning and drive behavior change. Usability tests indicated strong user identification with the product and highlighted opportunities for improvement in language and information architecture. The outcome is a conceptually validated prototype with potential for positive social impact.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCLorenna Joanna Leal Nunes.docx.pdf24,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons