Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681

Comparte esta pagina

Título : Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário.
Autor : NUNES, Lorenna Joanna Leal
Palabras clave : Design centrado no usuário; Economia comportamental; Educação financeira; Experiência do Usuário; Interface do Usuário
Fecha de publicación : 6-ago-2025
Citación : NUNES, Lorenna. Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Valo, um aplicativo de educação financeira voltado a jovens brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e hábitos financeiros mais conscientes. A pesquisa revelou que a maioria dos jovens carece de formação financeira estruturada e que fatores emocionais, culturais e comportamentais dificultam a gestão eficaz do dinheiro. O projeto seguiu os princípios do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Economia Comportamental, aplicando métodos como pesquisa de mesa, grupo focal, entrevistas, benchmarking, prototipagem e testes de usabilidade. O Valo reúne funcionalidades que combinam controle financeiro, trilhas educativas e estímulos comportamentais para facilitar o aprendizado e incentivar mudanças de comportamento. Os testes apontaram forte identificação dos usuários com a proposta, além de sugerirem melhorias na linguagem e na arquitetura da informação. O resultado é um protótipo validado conceitualmente, com potencial de impacto social positivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCLorenna Joanna Leal Nunes.docx.pdf24,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons