Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65719

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO SOUZA, Ilka Gislayne-
dc.contributor.authorSILVA, Deivson Gustavo de-
dc.date.accessioned2025-09-03T15:29:13Z-
dc.date.available2025-09-03T15:29:13Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Deivson Gustavo da. Interferência da ansiedade no desempenho acadêmico dos futuros profissionais de Contabilidade: uma análise com estudantes da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65719-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar o impacto da ansiedade no desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre o 2o e o 8o período. A pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, utilizou um questionário aplicado a 61 alunos para identificar a percepção do nível de ansiedade, suas causas e seus impactos no contexto acadêmico, onde foi dividido em seções sobre o perfil dos alunos, percepção da ansiedade, papel da Universidade juntos aos docentes e Exame de Suficiência. Os resultados foram analisados por meio de uma estatística descritiva, através das informações levantadas e fornecidas pelo Google Forms. Esses achados indicaram que a ansiedade está presente na vida dos estudantes, sendo intensificada por fatores como apresentações orais, avaliações, conciliação entre estudo e trabalho, embasado por alguns estudos. Aproximadamente 90% dos participantes relataram sentir-se ansiosos com frequência em relação às atividades acadêmicas, e 78% afirmaram que esse estado emocional já comprometeu seu desempenho acadêmico. Foi constatado que a ansiedade afeta negativamente a concentração, a organização do tempo, a memorização e o preparo para o Exame de Suficiência do CFC. Diante disso, destaca-se a necessidade de ações institucionais voltadas à saúde mental e ao acolhimento dos estudantes, bem como maior sensibilidade por parte do corpo docente quanto às metodologias de ensino, já que o papel deles é essencial no domínio desse sentimento. O estudo busca contribuir como forma de alerta para a construção de um ambiente acadêmico mais saudável, inclusivo e propício ao desenvolvimento das potencialidades dos discentes.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleInterferência da ansiedade no desempenho acadêmico dos futuros profissionais de Contabilidade: uma análise com estudantes da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4674681682847076pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the impact of anxiety on the academic performance of Accounting students at the Federal University of Pernambuco (UFPE) between the 2nd and 8th semesters. This exploratory, quantitative study used a questionnaire administered to 61 students to identify their perceived anxiety levels, their causes, and their impact on the academic context. The questionnaire was divided into sections addressing student profiles, perceptions of anxiety, the role of the University in relation to faculty, and the Proficiency Exam. The results were analyzed using descriptive statistics, using information collected and provided by Google Forms. These findings indicated that anxiety is present in students' lives, intensified by factors such as oral presentations, assessments, and balancing study and work, as supported by several studies. Approximately 90% of participants reported feeling frequently anxious about academic activities, and 78% stated that this emotional state has compromised their academic performance. Anxiety was found to negatively affect concentration, time management, memorization, and preparation for the CFC Proficiency Exam. Therefore, institutional initiatives focused on mental health and student support are needed, as well as greater sensitivity on the part of faculty regarding teaching methodologies, as they play a crucial role in managing this feeling. The study aims to contribute to the creation of a healthier, more inclusive academic environment conducive to developing students' potential.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deivson Gustavo da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-09-04
761,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons