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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65719

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Título: Interferência da ansiedade no desempenho acadêmico dos futuros profissionais de Contabilidade: uma análise com estudantes da UFPE
Autor(es): SILVA, Deivson Gustavo de
Palavras-chave: Ansiedade; Desempenho acadêmico; Estudantes; Ciências Contábeis
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: SILVA, Deivson Gustavo da. Interferência da ansiedade no desempenho acadêmico dos futuros profissionais de Contabilidade: uma análise com estudantes da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da ansiedade no desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre o 2o e o 8o período. A pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, utilizou um questionário aplicado a 61 alunos para identificar a percepção do nível de ansiedade, suas causas e seus impactos no contexto acadêmico, onde foi dividido em seções sobre o perfil dos alunos, percepção da ansiedade, papel da Universidade juntos aos docentes e Exame de Suficiência. Os resultados foram analisados por meio de uma estatística descritiva, através das informações levantadas e fornecidas pelo Google Forms. Esses achados indicaram que a ansiedade está presente na vida dos estudantes, sendo intensificada por fatores como apresentações orais, avaliações, conciliação entre estudo e trabalho, embasado por alguns estudos. Aproximadamente 90% dos participantes relataram sentir-se ansiosos com frequência em relação às atividades acadêmicas, e 78% afirmaram que esse estado emocional já comprometeu seu desempenho acadêmico. Foi constatado que a ansiedade afeta negativamente a concentração, a organização do tempo, a memorização e o preparo para o Exame de Suficiência do CFC. Diante disso, destaca-se a necessidade de ações institucionais voltadas à saúde mental e ao acolhimento dos estudantes, bem como maior sensibilidade por parte do corpo docente quanto às metodologias de ensino, já que o papel deles é essencial no domínio desse sentimento. O estudo busca contribuir como forma de alerta para a construção de um ambiente acadêmico mais saudável, inclusivo e propício ao desenvolvimento das potencialidades dos discentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65719
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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