Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65720

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Andréa Giordanna Araujo da-
dc.contributor.authorBAPTISTTELLA, Lia Maura Carelli-
dc.date.accessioned2025-09-03T15:34:24Z-
dc.date.available2025-09-03T15:34:24Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.identifier.citationBAPTISTTELLA, Lia Maura Carelli. Narrativas históricas de opressões e resistências lésbicas e ensino de história. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65720-
dc.description.abstractA pesquisa explora as narrativas de opressões e resistências de lésbicas no Ensino de História. Por meio de uma análise documental e bibliográfica, o estudo investiga as experiências de mulheres lésbicas no Brasil, assim como os debates sobre suas histórias nos espaços escolares. A pesquisa problematiza a ausência de representações de relacionamentos dissidentes da heteronormatividade nas aulas de História, destacando a importância de incluir discussões sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. A base teórica incorpora discursos feministas e pós- estruturalistas, com foco nos conceitos de gênero e sexualidade, especialmente nas obras de Judith Butler (1990), Adrienne Rich (1982), Monique Wittig (1980), Paul Preciado (2010) e Jules Falquet (2012). Também são consideradas as contribuições de estudiosos da educação, como Guacira Lopes Louro (1997), Junqueira (2009) e Seffner (2020), que ampliam o debate sobre o papel da escola na abordagem das sexualidades. Além disso, a pesquisa examina os Núcleos de Estudo de Gênero e Combate à Violência Contra a Mulher de Pernambuco, presentes em diversas escolas públicas da Educação Básica, entendendo-os como espaços de resistência e acolhimento para a comunidade LGBTQIAPN+. A metodologia inclui análise bibliográfica e de periódicos dos anos 1980 para o estudo das narrativas lésbicas no Brasil, além de conteúdos imagéticos e escritos das redes sociais para o estudo dos núcleos. A pesquisa conclui a existência de um grande hiato nas narrativas históricas no âmbito escolar que representem identidades não hegemônicas, o que enfraquece a inclusão e a diversidade. Como produto final, com o objetivo de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, foi desenvolvido um livro paradidático que narra as histórias de mulheres lésbicas que desafiaram normas históricas, destinado especialmente a estudantes do Ensino Médio, em âmbito nacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória das Mulheres Lésbicaspt_BR
dc.subjectEducação e Sexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectNúcleo de Gêneropt_BR
dc.subjectMaterial Paradidáticopt_BR
dc.titleNarrativas históricas de opressões e resistências lésbicas e ensino de históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9190054651010692pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe research addresses the history of women who established relationships with each other and discusses the importance of this narrative in history education. Using an approach based on documentary and bibliographical research, the study highlights the absence of representations of relationships that dissent from heteronormativity in history classes, reinforcing the prevailing binary stereotypes. The research emphasizes the importance of discussing gender and sexuality in the school environment, with a focus on the Gender Study and Combating Violence Against Women Centers in Pernambuco. These centers, which are present in several public elementary school, are seen as spaces of resistance for the Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender/Transsexual, Queer, Intersex, Asexual, Pansexual, Non-binary (LGBTQIAPN+) community. The theoretical foundation of the study incorporates post-structuralist feminist discourses, exploring the concepts of gender and sexuality through the works of Judith Butler (1990), Adrienne Rich (1982), Monique Wittig (1980), Paul Preciado (2010), and Jules Falquet (2012), as well as delving deeper into the subject for school environments with Guacira Lopes Louro (1997). The aim is to discuss, within the framework of gender and sexuality, the history of lesbian women and their debates in school spaces and history classes. Methodologically, the research is conducted through bibliographical analysis and periodicals produced in the 1980s. Additionally, it includes the analysis of images and written content from the institutional social networks of the Gender Study Centers in the state of Pernambuco and journalistic articles that portray acts of resistance of non-heterosexual identities performed by these centers. Given the historical silence in classrooms of identities that confront the heterosexist norm, the final proposal is to create a paradidactic material focused on narratives about lesbian women who challenged the established norm in different periods of Brazil's history. This material aims to be used by high school teachers and students nationwide who are interested in the theme, both in history classes and in the mentioned centers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lia Maura Carelli Baptisttella.pdf22,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons