Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65720

Comparte esta pagina

Título : Narrativas históricas de opressões e resistências lésbicas e ensino de história
Autor : BAPTISTTELLA, Lia Maura Carelli
Palabras clave : Ensino de História; História das Mulheres Lésbicas; Educação e Sexualidade; Gênero; Núcleo de Gênero; Material Paradidático
Fecha de publicación : 9-sep-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BAPTISTTELLA, Lia Maura Carelli. Narrativas históricas de opressões e resistências lésbicas e ensino de história. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A pesquisa explora as narrativas de opressões e resistências de lésbicas no Ensino de História. Por meio de uma análise documental e bibliográfica, o estudo investiga as experiências de mulheres lésbicas no Brasil, assim como os debates sobre suas histórias nos espaços escolares. A pesquisa problematiza a ausência de representações de relacionamentos dissidentes da heteronormatividade nas aulas de História, destacando a importância de incluir discussões sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. A base teórica incorpora discursos feministas e pós- estruturalistas, com foco nos conceitos de gênero e sexualidade, especialmente nas obras de Judith Butler (1990), Adrienne Rich (1982), Monique Wittig (1980), Paul Preciado (2010) e Jules Falquet (2012). Também são consideradas as contribuições de estudiosos da educação, como Guacira Lopes Louro (1997), Junqueira (2009) e Seffner (2020), que ampliam o debate sobre o papel da escola na abordagem das sexualidades. Além disso, a pesquisa examina os Núcleos de Estudo de Gênero e Combate à Violência Contra a Mulher de Pernambuco, presentes em diversas escolas públicas da Educação Básica, entendendo-os como espaços de resistência e acolhimento para a comunidade LGBTQIAPN+. A metodologia inclui análise bibliográfica e de periódicos dos anos 1980 para o estudo das narrativas lésbicas no Brasil, além de conteúdos imagéticos e escritos das redes sociais para o estudo dos núcleos. A pesquisa conclui a existência de um grande hiato nas narrativas históricas no âmbito escolar que representem identidades não hegemônicas, o que enfraquece a inclusão e a diversidade. Como produto final, com o objetivo de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, foi desenvolvido um livro paradidático que narra as histórias de mulheres lésbicas que desafiaram normas históricas, destinado especialmente a estudantes do Ensino Médio, em âmbito nacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65720
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lia Maura Carelli Baptisttella.pdf22,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons