Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65730

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Talitha Lucena de-
dc.contributor.authorRAMOS, Vânia Maria Tiburcio-
dc.date.accessioned2025-09-03T15:57:27Z-
dc.date.available2025-09-03T15:57:27Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationRAMOS, Vânia Maria Tiburcio. Sequência didática como metodologia para o ensino de geografia : uma abordagem geomorfológica do bairro dos Estados, Camaragibe/PE através do estudo do meio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65730-
dc.description.abstractA Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No entanto, apesar da sua importância, muitas vezes os conceitos relacionados à geomorfologia não são claramente compreendidos e aplicados na prática. A partir do reconhecimento da trajetória do ensino de geomorfologia e sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, podemos identificar lacunas, desafios e oportunidades para aprimorar a abordagem desses conteúdos nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir um guia didático que exemplifique uma sequência didática aplicada ao ensino de Geomorfologia, com ênfase nas formas de relevo, na dinâmica dos processos geomorfológicos e em sua aplicabilidade no cotidiano. O guia tem como propósito colaborar com outros professores, por meio da sistematização de práticas pedagógicas significativas que integrem teoria e prática no ensino da Geografia escolar. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi sequência didática fundamentada no estudo do meio. A aplicação foi realizada no componente curricular eletivo de uma escola pública de regime semi- integral, localizada no Bairro dos Estados no município de Camaragibe/PE, com estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental. Esta área marcada por processos de ocupação irregular e recorrentes movimentos de massa, tais condições evidenciam a pertinência da abordagem geomorfológica para uma melhor compreensão do espaço vivido pelos estudantes. A sequência didática foi aplicada com foco na compreensão de conceitos por meio de atividades práticas e integradas. Os resultados indicaram um avanço significativo no entendimento dos conceitos geomorfológicos por parte dos estudantes, especialmente na capacidade de reconhecer e relacionar os elementos do relevo com sua vivência cotidiana e com os riscos ambientais da região. A avaliação foi processual e comparativa, possibilitando verificar a efetividade da proposta em articulação com o estudo do meio como estratégia metodológica. Como produto final, desenvolveu-se um guia didático que sistematiza o planejamento e a aplicação da sequência, com o objetivo de fortalecer o ensino de Geomorfologia na Educação Básica e oferecer subsídios pedagógicos a professores de Geografia, incentivando uma abordagem crítica e contextualizada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectMovimento de massapt_BR
dc.subjectEspaço vividopt_BR
dc.titleSequência didática como metodologia para o ensino de geografia : uma abordagem geomorfológica do bairro dos Estados, Camaragibe/PE através do estudo do meiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5659441081014787pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxGeomorphology plays a fundamental role in understanding the dynamics of the Earth's surface, directly influencing various aspects of human life, from land occupation to the occurrence of natural events. However, despite its importance, concepts related to geomorphology are often not clearly understood or applied in practice. By recognizing the trajectory of geomorphology education and its effectiveness in the teaching- learning process, we can identify gaps, challenges, and opportunities to improve the approach to this content in schools. In this context, the main objective of this work was to produce a didactic guide that exemplifies a didactic sequence applied to the teaching of Geomorphology, with an emphasis on landforms, the dynamics of geomorphological processes, and their applicability to everyday life. The guide aims to support other teachers through the systematization of meaningful pedagogical practices that integrate theory and practice in school Geography teaching. The methodology developed in this work was a didactic sequence based on field study. The application took place in an elective curricular component of a semi-full-time public school located in the Bairro dos Estados, in the municipality of Camaragibe/PE, with 7th-grade students from Elementary School. This area is marked by irregular occupation processes and recurrent mass movements, conditions that highlight the relevance of a geomorphological approach for a better understanding of the lived space of the students. The didactic sequence was implemented with a focus on concept comprehension through practical and integrated activities. The results showed a significant improvement in students’ understanding of geomorphological concepts, particularly in their ability to recognize and relate landform elements to their daily experiences and the environmental risks in the region. The assessment was process- based and comparative, allowing verification of the effectiveness of the proposal in articulation with field study as a methodological strategy. As a final product, a didactic guide was developed, which systematizes the planning and application of the sequence, aiming to strengthen Geomorphology teaching in Basic Education and provide pedagogical support to Geography teachers, encouraging a critical and contextualized approach.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Vania Maria Tiburcio Ramos.pdf6,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons