Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65730

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática como metodologia para o ensino de geografia : uma abordagem geomorfológica do bairro dos Estados, Camaragibe/PE através do estudo do meio
Autor(es): RAMOS, Vânia Maria Tiburcio
Palavras-chave: Geografia escolar; Movimento de massa; Espaço vivido
Data do documento: 8-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAMOS, Vânia Maria Tiburcio. Sequência didática como metodologia para o ensino de geografia : uma abordagem geomorfológica do bairro dos Estados, Camaragibe/PE através do estudo do meio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Geomorfologia desempenha um papel fundamental na compreensão da dinâmica da superfície terrestre, influenciando diretamente em diversos aspectos da vida humana, desde a ocupação do espaço até a ocorrência de eventos naturais. No entanto, apesar da sua importância, muitas vezes os conceitos relacionados à geomorfologia não são claramente compreendidos e aplicados na prática. A partir do reconhecimento da trajetória do ensino de geomorfologia e sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, podemos identificar lacunas, desafios e oportunidades para aprimorar a abordagem desses conteúdos nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir um guia didático que exemplifique uma sequência didática aplicada ao ensino de Geomorfologia, com ênfase nas formas de relevo, na dinâmica dos processos geomorfológicos e em sua aplicabilidade no cotidiano. O guia tem como propósito colaborar com outros professores, por meio da sistematização de práticas pedagógicas significativas que integrem teoria e prática no ensino da Geografia escolar. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi sequência didática fundamentada no estudo do meio. A aplicação foi realizada no componente curricular eletivo de uma escola pública de regime semi- integral, localizada no Bairro dos Estados no município de Camaragibe/PE, com estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental. Esta área marcada por processos de ocupação irregular e recorrentes movimentos de massa, tais condições evidenciam a pertinência da abordagem geomorfológica para uma melhor compreensão do espaço vivido pelos estudantes. A sequência didática foi aplicada com foco na compreensão de conceitos por meio de atividades práticas e integradas. Os resultados indicaram um avanço significativo no entendimento dos conceitos geomorfológicos por parte dos estudantes, especialmente na capacidade de reconhecer e relacionar os elementos do relevo com sua vivência cotidiana e com os riscos ambientais da região. A avaliação foi processual e comparativa, possibilitando verificar a efetividade da proposta em articulação com o estudo do meio como estratégia metodológica. Como produto final, desenvolveu-se um guia didático que sistematiza o planejamento e a aplicação da sequência, com o objetivo de fortalecer o ensino de Geomorfologia na Educação Básica e oferecer subsídios pedagógicos a professores de Geografia, incentivando uma abordagem crítica e contextualizada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65730
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vania Maria Tiburcio Ramos.pdf6,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons