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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Nathália Maria Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:10:50Z-
dc.date.available2025-09-03T16:10:50Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Nathália Maria Rodrigues. Gênero e identidades em tempos de crise : relatos de professoras de educação física do ensino fundamental do Recife durante a pandemia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65737-
dc.description.abstractA presente dissertação investiga os impactos do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 sobre a docência em Educação Física, com especial atenção às professoras da rede pública de ensino. A partir de uma perspectiva crítica fundamentada na Análise do Discurso, em diálogo com Eni Orlandi e Judith Butler, analisa-se como a pandemia evidenciou e acentuou desigualdades históricas de gênero no trabalho docente. A pesquisa tem como lócus as experiências de mulheres professoras que, além de enfrentarem a adaptação forçada ao ensino remoto, sem a devida infraestrutura e formação tecnológica, foram também sobrecarregadas pelas demandas domésticas e familiares. Em um contexto de desvalorização da profissão docente, precarização das condições de trabalho e ausência de políticas públicas efetivas, a Educação Física, tradicionalmente ancorada em práticas corporais presenciais, foi especialmente desafiada a se reinventar. Os relatos analisados revelam como as docentes articularam suas trajetórias profissionais e subjetivas diante de múltiplas jornadas, em uma conjuntura que escancarou a divisão sexual do trabalho e os efeitos psicossociais da sobrecarga feminina. Ao dar visibilidade às narrativas dessas mulheres, esta pesquisa evidencia como a docência se configura em um campo de disputas simbólicas e materiais, sendo atravessada por marcadores sociais de diferença que impactam diretamente na vivência do trabalho educacional. Conclui-se que a pandemia não criou novas desigualdades, mas expôs e aprofundou as já existentes, sendo fundamental repensar políticas educacionais que considerem as interseccionalidades de gênero, classe e raça na valorização da educação pública e na promoção da justiça social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleGênero e identidades em tempos de crise : relatos de professoras de educação física do ensino fundamental do Recife durante a pandemiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4085693425486246pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates the impacts of emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic on Physical Education teaching, with a particular focus on female teachers in the public school system. Grounded in Critical Discourse Analysis and drawing on the theoretical contributions of Eni Orlandi and Judith Butler, the study examines how the pandemic exposed and intensified historical gender inequalities in teaching labor. The research centers on the experiences of women teachers who, in addition to facing the abrupt shift to remote teaching without adequate technological infrastructure or training, were also burdened by increased domestic and caregiving responsibilities. Within a broader context of professional devaluation, work precarization, and lack of effective public policies, Physical Education—traditionally rooted in embodied and in-person practices—was especially challenged to reinvent itself. The analyzed narratives reveal how these educators navigated their professional and personal trajectories under the weight of multiple overlapping roles, shedding light on the gendered division of labor and its psychosocial consequences. By giving voice to these teachers, this research highlights how teaching is shaped by symbolic and material disputes and is deeply affected by social markers of difference. The study concludes that the pandemic did not create new inequalities but rather exposed and deepened preexisting ones, reinforcing the urgent need to rethink educational policies that incorporate the intersectionality of gender, class, and race in the pursuit of valuing public education and promoting social justice.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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