Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65771

Compartilhe esta página

Título: Design da informação para identificação de glúten e lactose no painel frontal de embalagens de macarrão, leite UHT e bebidas vegetais : o olhar dos consumidores com restrição alimentar
Autor(es): JERONIMO, Lucas Ribeiro
Palavras-chave: Painel Frontal de Embalagens; Design da Informação; Restrição alimentar; Glúten; Lactose
Data do documento: 21-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: JERONIMO, Lucas Ribeiro. Design da informação para identificação de glúten e lactose no painel frontal de embalagens de macarrão, leite UHT e bebidas vegetais : o olhar dos consumidores com restrição alimentar. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Quando se trata da identificação das informações sobre alimentos industrializados, o painel frontal das embalagens exerce um papel fundamental, especialmente para pessoas com restrições alimentares. O Design da Informação surge como uma área com grande potencial de contribuição para aprimorar esse processo. O objetivo deste estudo é investigar o painel frontal das embalagens de macarrão, leite UHT e bebida vegetal para dietas com restrição a glúten e lactose, sob a perspectiva do Design da Informação, de modo a compreender as dificuldades de identificação dessas restrições percebidas pelos consumidores e analisadas pelo pesquisador, assim como, propor recomendações de Design da Informação acerca das alegações de restrição. A metodologia de abordagem qualitativa, contém revisão sistemática da literatura, procedimentos metodológicos de análise do pesquisador de 10 embalagens de macarrão, 6 de leite UHT e 9 de bebidas vegetais, desenvolvimento de embalagens fictícias, e pesquisa de campo contendo questionário e experimento online com 53 pessoas com as restrições alimentares em questão. Os resultados apontam para recomendações da combinação de texto e pictograma formando uma unidade gráfica equilibrada, indica-se terminologias específicas para cada tipo de produto, além de pictogramas em flat design com ícones específicos para cada produto e utilização do maior tamanho especificado no experimento para as alegações, respeitando a proporcionalidade da embalagem. Não houve consenso sobre a posição ideal, mas sugere-se posicionamentos centralizados com bordas de isolamento. Os dados da pesquisa de campo mostram que mesmo consumidores com boa escolaridade e acesso à informação ainda enfrentam dificuldades quanto à clareza das embalagens e das alegações de restrição. Fatores pessoais, ambientais e a desconfiança nas informações também influenciam na identificação destes produtos. Logo, melhorias a partir do Design da Informação são fundamentais para garantir maior padronização, segurança e acessibilidade na comunicação sobre restrições alimentares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65771
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Lucas Ribeiro Jeronimo.pdf45,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons