Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775

Compartilhe esta página

Título: Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense.
Autor(es): SILVA, Jose Joao da
Palavras-chave: Identidade Cultural; Educação Campesina; Vivências
Data do documento: 20-Ago-2025
Citação: SILVA, José João da. Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho investiga as vivências escolares que contribuem para a formação da identidade cultural em uma escola campesina no município de Bezerros-PE. A pesquisa parte da compreensão de que a educação do campo deve dialogar com os saberes locais, valorizando as expressões culturais, artísticas e territoriais que constituem os sujeitos. O objetivo é compreender como as vivências escolares contribuem para a formação da identidade cultural dos estudantes em uma escola campesina de Bezerros-PE, através de referenciais teóricos como Paulo Freire (1967), Camacho (2019), Laraia (1997), Zabala (1998), Costa (2013), Silva e Souza (2006), o estudo analisa práticas pedagógicas, currículos e experiências docentes, destacando a importância da cultura como elemento formativo e identitário. Conclui-se que a valorização da cultura regional é essencial para a construção de uma educação significativa, crítica e representativa, capaz de formar sujeitos conscientes e protagonistas de suas histórias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ JOÃO DA SILVA.pdf347,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons