Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775

Comparte esta pagina

Título : Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense.
Autor : SILVA, Jose Joao da
Palabras clave : Identidade Cultural; Educação Campesina; Vivências
Fecha de publicación : 20-ago-2025
Citación : SILVA, José João da. Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho investiga as vivências escolares que contribuem para a formação da identidade cultural em uma escola campesina no município de Bezerros-PE. A pesquisa parte da compreensão de que a educação do campo deve dialogar com os saberes locais, valorizando as expressões culturais, artísticas e territoriais que constituem os sujeitos. O objetivo é compreender como as vivências escolares contribuem para a formação da identidade cultural dos estudantes em uma escola campesina de Bezerros-PE, através de referenciais teóricos como Paulo Freire (1967), Camacho (2019), Laraia (1997), Zabala (1998), Costa (2013), Silva e Souza (2006), o estudo analisa práticas pedagógicas, currículos e experiências docentes, destacando a importância da cultura como elemento formativo e identitário. Conclui-se que a valorização da cultura regional é essencial para a construção de uma educação significativa, crítica e representativa, capaz de formar sujeitos conscientes e protagonistas de suas histórias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - JOSÉ JOÃO DA SILVA.pdf347,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons