Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775
Comparte esta pagina
Título : | Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense. |
Autor : | SILVA, Jose Joao da |
Palabras clave : | Identidade Cultural; Educação Campesina; Vivências |
Fecha de publicación : | 20-ago-2025 |
Citación : | SILVA, José João da. Identidade cultural: vivências e formação na educação campesina em escola bezerrense.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho investiga as vivências escolares que contribuem para a formação da identidade cultural em uma escola campesina no município de Bezerros-PE. A pesquisa parte da compreensão de que a educação do campo deve dialogar com os saberes locais, valorizando as expressões culturais, artísticas e territoriais que constituem os sujeitos. O objetivo é compreender como as vivências escolares contribuem para a formação da identidade cultural dos estudantes em uma escola campesina de Bezerros-PE, através de referenciais teóricos como Paulo Freire (1967), Camacho (2019), Laraia (1997), Zabala (1998), Costa (2013), Silva e Souza (2006), o estudo analisa práticas pedagógicas, currículos e experiências docentes, destacando a importância da cultura como elemento formativo e identitário. Conclui-se que a valorização da cultura regional é essencial para a construção de uma educação significativa, crítica e representativa, capaz de formar sujeitos conscientes e protagonistas de suas histórias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65775 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JOSÉ JOÃO DA SILVA.pdf | 347,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons