Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65811
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nathan Alaelson Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-06T10:30:25Z | - |
dc.date.available | 2025-09-06T10:30:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Nathan Alaelson Pereira da. Cartas entre Pascal e Fermat: um recurso para investigação histórica na licenciatura em matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65811 | - |
dc.description.abstract | Imagine dois jogadores em uma série de partidas, em que o vencedor seria aquele que primeiro alcançasse um número definido de vitórias. No entanto, o jogo é interrompido antes de ser concluído, e surge então a questão: como dividir de forma justa a aposta acumulada com base no desempenho de cada jogador até aquele momento? Esse problema, que à primeira vista poderia parecer apenas um dilema de jogo, foi justamente o que motivou, no século XVII, a troca de correspondências entre Blaise Pascal e Pierre de Fermat, dando origem à teoria da probabilidade a partir da necessidade de solucionar questões práticas relacionadas aos jogos de azar. Esse diálogo matemático ilustra como a história da disciplina pode enriquecer o ensino, conectando conceitos abstratos a contextos reais. Esta pesquisa é justificada pela relevância de integrar a história da matemática no ensino, proporcionando um contexto que enriquece a compreensão de conceitos frequentemente apresentados de forma técnica. A pesquisa contribui para a Educação Matemática ao demonstrar como a história da disciplina pode ser um recurso pedagógico que promove a aprendizagem e reflexão crítica. A questão central que norteia o estudo é: Quais conhecimentos sobre probabilidade podem ser desenvolvidos em licenciandos por meio de um recurso didático baseado nas cartas trocadas entre Pascal e Fermat? Tendo como objetivo geral investigar os conhecimentos probabilísticos que licenciandos em Matemática podem desenvolver mediante a implementação de uma atividade pedagógica fundamentada nas cartas históricas de Pascal e Fermat. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de um curso de licenciatura em Matemática, a amostra inclui alunos voluntários, com diferentes níveis de familiaridade com o tema. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa descritiva com o desenvolvimento de uma atividade didática, baseada na apresentação das cartas trocadas entre Pascal e Fermat. Após a exposição dos problemas históricos e dos métodos utilizados pelos matemáticos, os estudantes responderam a um questionário. A análise concentrou-se nas estratégias utilizadas pelos participantes para resolver os problemas propostos e em suas percepções sobre a contribuição da abordagem histórica para o aprendizado em probabilidade. Os resultados apontaram que os licenciandos conseguiram compreender conceitos fundamentais da probabilidade, como espaço amostral e divisão justa de apostas, além de destacarem que a contextualização histórica contribuiu para tornar o aprendizado mais claro, motivador e conectado à prática docente. Concluiu-se que o uso das cartas de Pascal e Fermat no ensino da probabilidade favorece tanto a aprendizagem conceitual quanto o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a construção do conhecimento matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pascal e Fermat | pt_BR |
dc.title | Cartas entre Pascal e Fermat: um recurso para investigação histórica na licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8671921107687124 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Imagine two players in a series of matches, in which the winner would be the one to first reach a predetermined number of victories. However, the game is interrupted before its conclusion, and the question then arises: how should the accumulated wager be fairly divided based on each player’s performance up to that point? This problem, which at first glance might seem to be merely a gaming dilemma, was precisely what motivated, in the 17th century, the exchange of letters between Blaise Pascal and Pierre de Fermat, leading to the birth of probability theory out of the need to solve practical issues related to games of chance. This mathematical dialogue illustrates how the history of the discipline can enrich teaching by connecting abstract concepts to real-world contexts. This research is justified by the relevance of integrating the history of mathematics into teaching, providing a context that enhances the understanding of concepts often presented in a purely technical manner. The study contributes to Mathematics Education by demonstrating how the history of the discipline can serve as a pedagogical resource that promotes both learning and critical reflection. The central research question that guides this study is: What knowledge of probability can be developed in pre-service mathematics teachers through a didactic resource based on the letters exchanged between Pascal and Fermat? The general objective is to investigate the probabilistic knowledge that mathematics undergraduates can develop through the implementation of a pedagogical activity grounded in Pascal and Fermat’s historical correspondence. The research subjects are students of a mathematics teacher education program, with the sample including volunteer participants at different levels of familiarity with the topic. The methodology involved qualitative and descriptive research with the development of a didactic activity based on the presentation of the letters exchanged between Pascal and Fermat. After the exposition of the historical problems and the methods used by the mathematicians, the students completed a questionnaire. The analysis focused on the strategies employed by the participants to solve the proposed problems and on their perceptions regarding the contribution of the historical approach to learning probability. The results indicated that the pre-service teachers were able to understand fundamental concepts of probability, such as sample space and fair division of wagers, and also emphasized that the historical contextualization helped make learning clearer, more motivating, and more connected to teaching practice. It is concluded that the use of Pascal and Fermat’s letters in teaching probability favors both conceptual learning and the development of critical reflections on the construction of mathematical knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathan Alaelson Pereira da Silva.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons