Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65814

Comparte esta pagina

Título : Análise acerca da influência dos recursos extraordinários do orçamento público recebido pelos municípios e estados brasileiros no combate ao Covid-19
Autor : LIMA, Juliana Silva de
Palabras clave : Covid-19; Créditos Extraordinários; Experimento de Dados
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : LIMA, Juliana Silva de. Análise acerca da influência dos recursos extraordinários do orçamento público recebido pelos municípios e estados brasileiros no combate ao Covid-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Diante da pandemia causada pelo Covid-19, o Governo Brasileiro necessitou repassar créditos extraordinários com o intuito de suprir a queda na arrecadação de Estados e Municípios como também ampliar o acesso a serviços públicos de saúde diante desse novo cenário. Esse trabalho buscou analisar a influência desses recursos extraordinários recebidos pelos Estados e Municípios e sua influência no combate ao Covid-19. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito o levantamento dos recursos repassados pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar nº 173/2020) e nas Medidas Provisórias com abertura de créditos extraordinários para Auxílio Financeiro dos Estados, Distrito Federal e Municípios no ano de 2020. A metodologia de experimento dos dados foi utilizada na tentativa de entender a influências desses recursos recebidos pelas cidades durante o período de 2020 e como evoluiu o número de casos e o número de mortes causadas pelo Covid-19 ao longo dos meses conforme foi ocorrendo as transferências públicas. Também foi levado em consideração a quantidade populacional desses municípios e o recorte regional. Para obter evidências sobre a relação entre as variáveis citadas, foram utilizados modelos de regressão múltipla e estatísticas descritivas. Os resultados dessa pesquisa apontam para uma possível eficácia da política, tanto em reduzir a proliferação dos casos quanto para frear a quantidade de fatalidades pela doença. De modo geral, o auxílio monetário transferido às cidades reduziu significativamente os casos da doença, além de haver alguma evidência para a redução das fatalidades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65814
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC1_-_Juliana_Silva_de_Lima_-_Assinaturas_assinado.pdf399,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons